Jogo de tabuleiro Vale dos Mercadores

Seja o melhor comerciante no Vale dos Mercadores

Jogo de tabuleiro O Vale dos Mercadores

É uma época de grandes descobertas. Novos e maravilhosos objetos encontrarão seus caminhos nas mãos dos grandes comerciantes. E se existe algum lugar que aqueles comerciantes amam, seria a cidade de Dale…

Como se joga O Vale dos Mercadores?

O Vale dos Mercadores lançado no Brasil pela editora DEVIR é um jogo onde cada jogador assume o papel de um comerciante que precisa negociar mercadorias e ser o primeiro a montar sua tenda!

Para 2 a 4 jogadores com duração média de 20 a 30 minutos, com idade a partir de 10 anos, é um jogo de carta com uma produção bem caprichada, onde para vencer você precisa construir 8 pilhas de cartas ascendentes na sua frente, começando com o número 1 e terminando no 8.

É um jogo de construção de baralho, ou seja, você começa com algumas cartas e no decorrer da partida vai comprando cartas que vão sendo adicionadas ao seu baralho, possibilitando você usar o efeito delas ou usa-las para construir suas pilhas.

O jogo vem com 6 facções de animais diferentes, sendo que para preparar o jogo você escolhe uma facção por jogador mais uma (em uma partida com duas pessoas teremos em jogos 3 baralhos de facções diferentes).

Facções do jogo de tabuleiro Vale dos Mercadores

Esse detalhe já deixa o jogo muito interessante, pois cada facção tem características bem distintas, ou seja, cada combinação deixará sua partida bem diferente.

As cartas são embaralhadas juntamente com as cartas de “quinquilharias” que são cartas que não podem ser usadas para construir suas pilhas (afinal, são cartas de lixo) mas que você usará para comprar outras cartas no mercado central.

Cartas de quinquilharias do jogo Vale dos Mercadores

Cada jogador possui seu baralho de cartas iniciais, de onde ele recebe 5 cinco cartas e na sua vez ele pode:

  • Comprar uma carta no mercado central pagando o valor dela em cartas que estão na sua mão.

O mercador de compras do jogo Vale dos Mercadores

Repare que no mercado a carta vai custar o valor dela mais o valor indicado no espaço que ela ocupa. No exemplo acima a carta mais à esquerda vai custar 9 (5 do valor da carta em si mais 4 pelo espaço que ela ocupa). À medida que as cartas vão sendo vendidas as demais são deslizadas para a esquerda, baixando assim seu valor.

  • Jogar uma carta técnica que vai ativar algum efeito.

Algumas facções possuem mais sorte no jogo Vale dos Mercadores

As cartas de técnica permitirão você diversos tipos de ações, como no exemplo acima, a carta “vendado” permite você fazer uma espécie de jogo de adivinhação com outro jogador. Os efeitos variam bastante de facção para facção.

  • Construir uma pilha

Cartas do jogo Vale dos Mercadores

As pilhas devem ser construídas sempre do menor valor (1) para o maior (8) na quantidade exata que cada pilha exige, sendo que você não pode usar cartas de quinquilharia para construi-las, somente cartas das facções. Você também não pode pular uma pilha, sendo que se você construiu a pilha 1 você é obrigado a construir a 2, não podendo construir outra

Uma vez que essa carta entrou na pilha ela fica “fora” do jogo até o final da partida, e você não contará mais com a técnica dela durante o restante da partida, sendo que seu objetivo no fim das contas é construir essas pilhas o mais rapidamente.

  • Descartar cartas de sua mão, sendo que todas as cartas descartadas vão para sua pilha própria de descarte.

Depois disso ele compra cartas do seu baralho até ficar novamente com 5 cartas na mão.

O jogo termina imediatamente quando um jogador constrói sua oitava pilha de cartas!

Acessibilidade

É um jogo de cartas, e não possui nenhuma dependência de cores, portanto é acessível para pessoas com dificuldade de enxergar ou distinguir cores. Se a pessoa tiver dificuldade para segurar cartas será necessário usar um card holder (aprenda a fazer um aqui).

Dá para jogar com crianças?

Como se trata de um jogo com muito texto é recomendável apenas para crianças já bem alfabetizadas, caso contrário a dinâmica do jogo não funcionará, pois é preciso ler os textos e entender seus efeitos e implicações para jogar bem.

O que achamos do Vale dos Mercadores?

O Vale dos Mercadores é um jogo muito interessante, primeiramente pela sua rapidez, pois é um jogo de corrida, onde você precisa equilibrar o uso das cartas para comprar outras, ativar suas técnicas e montar suas pilhas.

Dado do jogo Vale dos Mercadores

Além disso as 6 facções de comerciantes que vem no jogo dão uma dinâmica diferente para cada partida e você pode customizar o jogo em certo sentido, pois tem facções que trazem mais interação entre jogadores, ao passo que outras priorizam outros aspectos e você pode escolher que tipo de partida você prefere.

Funciona bem com todos os números de jogadores, sendo um bom jogo também para se jogar em 2 pessoas, e você pode escolher as facções de acordo com o gosto e estilo de jogo (com mais ou menos interação, etc).

Outro ponto importante é que se trata de um jogo onde você precisa construir seu baralho, comprando cartas ao longo da partida, mas ao mesmo tempo precisa desconstrui-lo, para montar suas pilhas que são seu objetivo final, deixando assim o jogo muito bacana e com uma dinâmica diferente, pois não basta apenas comprar as cartas com os melhores efeitos, é preciso saber a hora de usa-las em suas pilhas.

Jogo de tabuleiro Vale dos Mercadores

Uma bela produção, com um tabuleiro muito bonito do mercado central (que no fim não é necessário mas deixa o jogo mais charmoso), Vale dos Mercadores é uma boa alternativa para quem quer conhecer um jogo de construção de baralho, rápido e com boas decisões ao longo do jogo com um custo bem acessível pelo que a caixa entrega.

E que vença o melhor comerciante!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

 

Deixe um comentário