No projeto “Um jogo por dia” (Dia 44) foi a vez de jogarmos um pequeno jogo do designer Scott Almes. Bom, pequeno jogo é só o tamanho da caixa, pois foi a vez do “Harbour“.
Para 2 a 4 jogadores com duração de 15 a 20 minutos em Harbour você deve negociar mercadorias (gado, peixe, madeira e pedra) da melhor maneira possível nos estabelecimentos para então construir (comprar) seus próprios estabelecimentos. Vence quem construir 4 estabelecimentos primeiro.
É um jogo muito interessante, com bastante coisa dentro de uma pequena caixa. Existe muitos estabelecimentos no baralho de prédios (embora muitos façam o mesmo tipo de ação somente mudando a mercadoria) existem muitos personagens com habilidades especiais, existe um bônus secreto de final de partida para cada jogador, enfim, é um jogo rápido, com pouca complexidade, mas que entrega uma partida rápida e com um bocado de decisões interessantes.
Um mecanismo bacana presente do jogo é o porto onde você vende as mercadorias, e o valor delas é totalmente variável dependendo da posição delas, que muda a cada venda, ou seja, o que está valendo pouco agora pode valorizar em breve (ou dependendo dos estabelecimentos disponíveis você pode forçar essa valorização).
Um ponto negativo é que algumas cartas podem causar certa confusão de interpretação, mas nada que não seja resolvido com algumas partidas.
De qualquer modo Harbour é bem divertido e interessante, uma pequena caixa mas com bastante conteúdo para uma partida rápida mas com bastante interação.
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no