Conforme anunciamos a um tempo atrás, havia uma iniciativa do designer do Race for the Galaxy (leia nossa análise sobre ele aqui), Tom Lehmann, de criar um jogo com a mesma pegada do Race, porém mais simples, e essa iniciativa é o jogo Jump Drive!
Jump Drive é um jogo para 2 a 4 jogadores que introduz os jogadores ao universo do Race for the Galaxy.
Cada jogador joga simultaneamente cartas para construir seu império descartando cartas para pagar o custo das construções. As cartas pontuam em cada rodada, produzindo pontos de vitória e a compra de outras cartas.
Por exemplo a carta “Deserted Alien Colony” (acima) produz 4 pontos e 2 cartas cada rodada.
Os jogadores devem balancear os prédios entre cartas e pontos. O jogo termina quando alguém atingir 50 pontos.
É uma versão bem mais simplificada do Race, com a eliminação total da produção de bens (juntamente com a idéia de produção, consumo e venda) e a parte de colonizar planetas e desenvolvimentos foi sintetizada em uma fase única.

O jogador que não colocar nenhuma carta na sua rodada faz uma exploração comprando 2 cartas e uma ficha de “explorar” além de cartas adicionais para cada símbolo de exploração que ele tiver em suas cartas na mesa e depois você deve descartar uma quantidade de cartas indicadas.
Outra diferença é que os jogadores podem ter cartas iguais na sua mesa.
Em Jump Drive os jogadores devem considerar bem a relação “eficiência e tempo”, pois se o outro jogador está muito bem você talvez tenha que abandonar seu “plano perfeito” e arriscar um pouco acelerando seu império esperando conseguir algumas cartas mais úteis e interessantes. Foram também adicionadas “luas” aos planetas coloridos para ajudar pessoas com dificuldades com as cores.
Além disso construções e desenvolvimentos mais caros podem ser beneficiados por construções do império adversário, trazendo mais interação ao jogo. O jogo também tende a ficar mais tenso nas últimas rodadas pela contagem dos pontos de vitória que vão se acumulando.
Particularmente eu gosto muito do Race (é o jogo mais jogado por aqui) mas entendo que muitas pessoas tem dificuldade com a simbologia e imagino que o Jump Drive vá suprir essa lacuna com algo com a mesma pegada mas bem mais simplificado 🙂
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

