Um belo tabuleiro, com uma arte incrível, excelente componentes e cartas com uma textura maravilhosa…como é bom ter à sua disposição um belo jogo de tabuleiro para passar um tempo com os amigos e família.
O produto final é uma beleza, mas quase nunca paramos parar pensar no caminho e nas interações que o designer do jogo fez para que o jogo tomasse sua forma final. Veja que interessante esses dois vídeos do designer Matt Leacock (Pandemic) mostrando o processo de evolução de dois jogos.
Interessante notarmos a quantidade de interações e mudanças pelas quais um jogo pode passar. Isso também é bacana para percebermos que o produto final muitas vezes é fruto de muito trabalho, testes e pesquisas para entregar a melhor experiência possível, e que todo esse trabalho está embutido no custo do jogo.
Muita vezes o jogo tem o preço que tem pois ali está o trabalho de um designer que se esmerou para publicar o jogo da melhor maneira possível.
Conforme o próprio Matt afirma, muitas vezes define-se que o sucesso de um produto depende muito do fator “novidade” e isso não é sempre assim.
A verdade é que a idéia é (geralmente) vagamente visível quando você começa e somente após dezenas de interações é que ela fica clara e você então chega a solução ideal para implementa-la.
Quanto trabalho para termos um belo jogo de tabuleiro na mesa, não é?
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no
Facebook, Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia

