
Prepare-se para criar os maiores conjuntos de terra (ou mar) em um jogo fácil de aprender e bem gostoso de jogar para 2 a 4 jogadores à partir de 7 anos, vem comigo conhecer o TERRA MARE da editora DEVIR.
Como se joga TERRA MARE?
Os jogadores decidem quem será a terra e o mar, a peça inicial é posicionada no centro da mesa, as peças de vulcão e redemoinho são separadas e a partida pode começar.
Cada jogador compra 2 peças das pilhas de compra e vai usar uma delas na sua vez para posiciona-la junto à peça inicial para começar a formar os conjuntos de terra e mar.
E a idéia do jogo é bem simples, cada vez que um conjunto de territórios fechados de terra ou mar é formado o jogador recebe pontos e o posicionamento das peças deve sempre ser terra com terra e mar com mar.

Existem símbolos especiais nas peças que quando jogadas permitem que o jogador faça uma ação extra como jogar novamente ou roubar uma das peças que o oponente tem para posicionar na vez dele.
Quando uma área é fechada cada território vale um ponto e as cruzes que aparecem nesse conjunto rendem um ponto para cada para o jogador que fechou o conjunto.
Você ainda pode adicionar outras possibilidades para marcar pontos usando as Montanhas e Corais e também as Caravanas e os Barcos.
Tanto as montanhas quanto os corais rendem pontos para quem colocar a peça que conectar esses conjuntos, já as Caravanas e Barcos rendem 2 pontos sempre que uma delas for colocada adjacente a outra e no final da partida a maior rota apenas (seja ela de barcos ou caravanas) rende um ponto para cada elemento nela.

Existem ainda as peças de ponto de passagem que rendem pontos para seus donos quando a área onde ele foram posicionados é finalizada.
Em 4 jogadores joga-se em duplas e em 3 jogadores usa-se a peça do Cartógrafo e somente o terceiro jogador pontua pelas Montanhas e Corais além de receber pontos no final do jogo se as rotas de Caravanas e Barcos tiverem a mesma quantidade de elementos.
Acessibilidade
O jogo é bem acessível para todos os públicos pois todas as peças ficam disponíveis e os jogadores podem se auxiliar para posicionar as mesmas.
Não existe dependência de cores e as peças são de um tamanho razoável deixando o jogo bem acessível para diversos públicos.
Dá para jogar com crianças?
SIM! Terra Mare da DEVIR traz uma proposta super simples e com elementos que podem ser adicionados para deixar a pontuação e desafios mais interessantes fazendo dele um jogo super acessível para a criançada.

A idéia de posicionar peças para fechar dois tipos de conjuntos apenas (terra ou mar) é muito interessante e permite que crianças de 6, 7 anos consigam jogar com seus pais.
As ilustrações são bem interessantes e diversos elementos como dragões e coelhos com lanças nas peças vão instigar a criançada a ficar olhando cada uma e procurando esses detalhes.
O que achei do Terra Mare?
Terra Mare da DEVIR traz toda a simplicidade de um jogo de encaixar peças com alguns elementos bem interessantes que deixam as partidas desafiadoras sem muita complexidade.

A idéia de cada jogador controlar um elemento e buscar fechar esses conjuntos é bem interessante especialmente quando os bônus das cruzes é atribuído para quem fechar o conjunto, então você pode fechar um conjunto adversário para recebe os pontos dessa bonificação.
O que gostei:
- Uma simplicidade que pode ir aumentando progressivamente conforme interesse dos jogadores
- Jogar em duplas ou 3 jogadores oferece uma experiência diferente
- Perfeito para famílias e até mesmo para jogar com crianças
- Produção muito bem feita, com peças de madeira para marcar os pontos além de usar a caixa como trilha de pontuação
- Ilustrações bem ao estilo de mapas antigos que chamam a atenção e te deixam procurando elementos diferentes em cada uma delas
Pontos de atenção:
- Como só existem 2 conjuntos (o seu e o do adversário) a interação é direta e pode ser bem pesada pois você pode (e vai) atrapalhar e ser atrapalhado grande parte do jogo, se esse tipo de interação te incomoda é bom ficar atento.
Terra Mare da DEVIR é uma boa surpresa, ele tem uma pegada ao estilo Carcassonne mas bem diferente nas maneiras de pontuar com diversos elementos que você pode adicionar ao longo das partidas para deixar o desafio mais interessante.
VISITE meu Instagram e descubra as melhores dicas sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

