
Wizard da PaperGames é um jogo de vaza, que é aquela idéia onde o jogador inicial joga uma carta de um determinado naipe e todos precisam seguir o mesmo para terem alguma chance de vencer.
Entretanto o grande barato dele é que você precisa “adivinhar” quantas mãos vai vencer naquela rodada, se acertar ganha pontos em um jogo bem fácil mas super divertido para jogar com 3 a 6 jogadores.
Como se joga Wizard?
Seu objetivo é pontuar em cada rodada, fazendo mais pontos ao final da partida e para pontuar você precisa “adivinhar” quantas mãos vai vencer naquela rodada.

Cada jogador recebe então uma quantidade de cartas, na primeira rodada 1 carta, na segunda 2 e assim até chegarmos na rodada onde todas as cartas são distribuídas.
Assim que receber e avaliar suas cartas cada jogador precisa dizer quantas mãos vencerá naquela rodada.
Vencer a mão significa ter a carta mais forte jogada na mesa de acordo com o naipe inicial.
Você pode dizer inclusive que não vai vencer nenhuma mão e se acertar recebe pontos!
Exemplo: Avaliei minhas cartas e imagino que com elas eu consigo vencer apenas UMA mão, se ao final daquele rodada após todas as cartas serem jogadas e eu tiver vencido apenas UMA mão, eu recebo 20 pontos pelo acerto do palpite (disse que venceria UMA e venci UMA) mais 10 pontos por cada mão que eu ganhei (como ganhei apenas 1 recebo 10) totalizando assim 30 pontos.

Na hora de jogar uma carta é revelada da pilha de compras, essa carta é o trunfo, ou seja, qualquer carta daquele naipe será a carta mais forte.
Depois o jogador inicial joga uma carta e todos precisam jogar cartas daquele naipe.
Exemplo: Joguei um 5 amarelo, então todos precisam jogar amarelo.
Se você não tiver o naipe pode jogar o naipe do trunfo, que é mais forte que o naipe da vez.
Exemplo: O trunfo é vermelho e o jogador inicial jogou um 5 amarelo, como não tenho amarelo jogo um 2 vermelho e estou vencendo porque vermelho é o trunfo nessa rodada.
Além disso existem duas cartas especiais: O Feiticeiro (F) que se jogado é a carta mais forte independente do que já foi jogado e o Bufão (B) que é carta mais fraca e faz você perder qualquer disputa.

Assim que todos jogarem 1 carta é feita a avaliação da carta mais forte (Feiticeiro, Trunfo ou Naipe) e o vencedor recolhe as cartas para indicar que venceu aquela mão.
Terminada a rodada os jogadores conferem se os palpites (que são anotados) correspondem e cada um recebe seus pontos.
As cartas são reembaralhadas e distribuídas com uma a mais e o jogo prossegue assim até todas as cartas serem distribuídas para a rodada final.
Os pontos são somados e quem tiver mais vence!
Acessibilidade
Embora dependa das cores existem os naipes o que facilita a identificação e com o uso de um porta cartas o jogo fica bem acessível.
Dá para jogar com crianças?
O jogo não possui um apelo direto para a criançada então não espere por um jogo que vai chamar a atenção deles.
Entretanto dá para jogar com a molecada mais velha sim (a partir de 9, 10 anos) que vão entender as regras facilmente e terão a missão de perceber as nuances do jogo (como avaliar seus palpites e saber a hora de usar as cartas).

Então dá para jogar com eles mas não é um jogo com muito apelo para eles.
O que achei do Wizard?
Wizard da PaperGames já está no mercado a muitos anos e continua um sucesso.
Ele foi lançado originalmente em 1984 e continua muito interessante e ao mesmo tempo simples e acessível, pois a idéia de avaliar suas cartas iniciais e dar um palpite é muito legal.
O que gostei:
- Um jogo de vaza bem simples e direito, fácil de explicar
- Genial a sacada de avaliar suas cartas para dar um palpite de quantas mãos você vence
- Faz você pensar bem sobre quais cartas e quando usar
- Dá para jogar com um grupo um pouco maior, 6 pessoas
- Algumas variantes que darão mais possibilidades para quem cansar do jogo básico
Pontos de atenção:
- É um jogo de vaza, se não curte o estilo pode não ser para você
- Pode se estender demais então uma alternativa é usar as regras de torneio onde são jogadas apenas 10 rodadas com uma quantidade de cartas estabelecida.
- As ilustrações não são das mais bonitas mas no fim não faz diferença.
Wizard é aquele jogo com uma pegada mais clássica e simples com poucas regras e que com toda certeza faz sucesso com quem curte jogos de vaza e procura jogos mais simples para apresentar para a família e amigos.
VISITE meu Instagram e descubra o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

