
Golpes, alianças, conchavos, traições…Tudo isso na República das Bananas em JUNTA!
Lançado em 1978 JUNTA traz aquela proposta que muita gente adora: Aquele jogo cheio de interação e com muita bagunça no bom sentido.
Cada jogador representa uma família buscando seus interesses onde o Presidente atribui os papéis, distribui dinheiro que vem da ajuda internacional e precisa tomar cuidado para não ser assassinado pelos demais jogadores.

O dinheiro que o presidente recebe para distribuir são cartas que ele compra e somente ele sabe o valor, e ele decide e comunica quando cada jogador vai receber do “budget”.
Já para para ter uma idéia das confusões e acusações que vão acontecer não é?
Os jogadores podem também escolher depositar seus recursos em bancos suíços para preserva-los pois ao final da partida quem tiver mais dinheiro por lá é o vencedor.
A possibilidade de um golpe de Estado tentado pelos jogadores insatisfeitos é sempre possível criando uma atmosfera de desconfiança e apreensão.

Nem preciso dizer as possibilidades que um jogo com um tema assim possibilitam né?
Em JUNTA as partidas podem levar de 2 até 4 horas onde a quantidade de jogadores na partida, vai deixa-la ainda melhor onde geralmente 6 ou 7 jogadores é o número ideal em um jogo divertido por fazer uma conexão perfeita entre o tema e o jogo em si.
O suspense sempre fica no ar por conta das decisões que os jogadores podem tomar, como tentativas de assassinato ou golpes e também pode estender a partida demais deixando o jogo extremamente demorado.

Como o Presidente é eleito pelos jogadores você precisa declarar seu voto sendo esse evento mais um motivo para muita confusão e diversão.
Já dá para perceber que embora JUNTA pareça ser um jogo com idéias divertidas que ele precisa de um grupo de jogadores que encarem o jogo da maneira correta e de fato estejam dispostos a entrarem no jogo.
De fato o jogo pode demorar além da conta e com a quantidade de jogos existentes no mercado ele já não faz tanto sentido assim, até que uma versão repaginada foi lançada!

A boa notícia foi o lançamento da versão Junta: Viva El Presidente! em 2010 baseado na versão de 1978 mas com as regras simplificadas para 4 a 5 jogadores e com partidas que dificilmente passam de uma hora mas que mesmo assim ainda mantém o espírito da versão anterior.
Essa versão ainda traz toda tensão e maldades da versão anterior porém de uma maneira mais direta ao ponto e com regras mais tranquilas sendo assim uma excelente opção para quem curte jogos com muita treta e interação entre os jogadores e que não ligam para o caos e destruição que podem se instalar no seu jogo.

Jogos nesse estilo são extremamente divertidos mas como já mencionei precisam do grupo certo e que realmente curte jogos nessa pegada, com muita interação e treta entre os jogadores, sem medo de atacar, destruir e ser atacado.
E ai, pronto para ser o próximo Presidente?
Faça parte do meu grupo no TELEGRAM e receba o melhor conteúdo sobre jogos!

