
Participe do meu grupo no TELEGRAM e receba o melhor conteúdo sobre jogos!
A febre The Last of Us está de volta com o lançamento da série pela HBO baseada nesse fantástico jogo de videogame.
The Last of Us foi lançado em 2013 conta a (triste) história de Joel que precisa escoltar Ellie porque ela pode ser a solução para uma pandemia global que assola o planeta a décadas e muitos dilemas e lembranças vão afetar essa jornada (não vou contar mais para não dar spoilers).
E eu quero te apresentar 9 jogos incríveis de tabuleiro que tem um “feeling” do jogo de videogame onde você precisa trabalhar sozinho ou com sua equipe para sobreviver em contextos diferentes mas sempre com uma boa dose de sofrimento, sorte e bom planejamento.
Não são jogos com um enredo parecido com o The Last mas que vão certamente exigir muito trabalho em equipe e aquele espírito de cooperação para se dar bem ao final da partida!
This War of Mine

Lute pela sua sobrevivência em um jogo cheio de histórias, This War of Mine exige que você tome decisões morais complicadas, vasculhe muitos locais, administre seus recursos, lute e faça negociações.
Ele é baseado no jogo digital que tem como inspiração o cerco a Saravejo que ocorreu entre 1992 até meados de 1996 e seu grande diferencial é ser focado na sobrevivência de pessoas comuns o que torna o jogo bem desafiador e interessante se você curte jogos nesse estilo.
Se você curte jogos com uma boa dose de tensão moral precisa conhecer This War of Mine.
Robinson Crusoe

Baseado no livro de mesmo nome em Robinson Crusoe da Conclave Editora os jogadores precisam de muito trabalho em equipe para sobreviver aos desafios que cada cenário do jogo propõe.
Você precisa coletar alimentos, construir abrigo, enfrentar animais e condições climáticas adversas além de explorar a ilha para melhorar as possibilidades do grupo e claro cumprir a missão do cenário.
Um jogo muito difícil mas que entrega uma experiência de cooperação bem legal para quem adora esse estilo, vale à pena conhecer (leia minha resenha sobre ele aqui).
Regicide

Regicide da DEVIR é um jogo de cartas onde seu objetivo é derrotar 12 monarcas usando seu baralho de cartas.
Cada naipe fornece um poder que vai ajuda-lo (muito) porém os monarcas vão ficando mais fortes e as decisões vão se tornando mais tensas e complicadas.
Não é exatamente um jogo de sobrevivência mas tem muito aquela pegada de fazer uma boa gestão dos seus recursos para derrotar os inimigos, pode ser jogado em grupo ou sozinho e é uma excelente opção para partidas mais rápidas.
Hellapagos

Hellapagos que foi anunciado para 2023 pela Conclave Editora é o clássico jogo de trabalho em equipe e sobrevivência em uma ilha, porém a cooperação vai até a comida acabar…
Como dá para perceber o trabalho em equipe será fundamental porém chegarão momentos onde o grupo precisa decidir quem sai pois a comida não vai dar para todo mundo.
Um jogo com uma produção bem caprichada e que traz dilemas sobre quem fica e quem sai e muitas amizades serão testadas.
Dead of Winter

Dead of Winter já é um clássico dos jogos de sobrevivência afinal ele é de 2014 já tem uma certa estrada e nele você e seus amigos precisam trabalhar para lidar com as crises tanto de fora quanto de dentro.
Faça parte de uma colônia que precisa sobreviver e vai trabalhar muito a questão psicológica do time pois além de uma condição em comum para vencer cada jogador tem seu objetivo individual.
Encontre comida e suprimentos, mantenha os inimigos longe e prepare-se para tomar decisões que vão te ajudar mas podem colocar a colônia em risco.
Posthuman Saga

Em Posthuman Saga você viaja para o último local de civilização que restou após o colapso da humanidade e agora que faz parte desse último bastião da sobrevivência sua tarefa é trabalhar agora para expandir os domínios.
Viaje por terrenos devastados procurando se conectar com postos avançados e explore muito para conseguir os recursos que você precisa.
Uma narrativa vai surgindo à medida que você avança em um jogo bem interessante, bonito, direto ao ponto e que vai exigir decisões bem pensadas e planejadas em Posthuman Saga.
The Thing

The Thing da Conclave Editora é baseado no filme de mesmo nome e seu objetivo é sobreviver e escapar ou infectar os demais!
Procure alimentos, mantenha a caldeira funcional e os geradores ativados para não morrerem congelados. Alguém está sabotando as coisas e se camuflando entre os demais jogadores.
Um jogo tenso e que procura trazer toda a paranóia e agonia do filme pois muitas tarefas no jogo devem ser feitas em equipe para melhor eficiência, mas até que ponto você pode confiar nos seus companheiros?
The Grizzled

Mais um jogo onde o trabalho em equipe é essencial para sobreviver.
The Grizzled é um jogo de cartas que traz uma proposta um pouco diferente mas bem interessante. O jogo se passa durante a primeira Grande Guerra e os jogadores são soldados buscando vencer os horrores da guerra.
O jogo exige que o trabalho em equipe seja feito de uma maneira indireta pois a comunicação é limitada e você precisa prestar atenção nos seus amigos e em quais cartas eles estão jogando.
Existem cartas de trauma que são jogadas em frente aos jogadores para dificultar ainda mais a vida, e The Grizzled apela para os sentimentos e emoções e como lidaremos com tudo isso para vencer, vale experimentar!
Paleo

PALEO da DEVIR coloca você e seus amigos em épocas mais primitivas com o objetivo de trabalharem juntos para sobreviver.
Colete comida, construa objetos, recrute mais pessoas para seu grupo mas fique atento pois as adversidades surgirão e você sabe quando, pode até mesmo antecipa-las ou oferecer ajuda para os companheiros em mais dificuldade.
PALEO conta com muitas missões o que garante bastante desafio e diversidade em um jogo fácil que dá para engajar toda a família mas que vai exigir decisões difíceis e muito compromisso com sua equipe (leia minha resenha sobre ele aqui).
Já conhecia esses jogos? Tem algum favorito nesse estilo? Me conta ai!

