Existem temas que sempre causam desconforto e discussões, seja pela repercussão deles ao longo da história ou mesmo pelas reflexões que causam atualmente.
E no mundo dos jogos de tabuleiro alguns designers se aventuram a produzir jogos que lidam com temas que podem ser considerados controversos e difíceis, mas que foram abordados de maneira muito inteligente e construtiva.
Essa lista não é de longe exaustiva, mas pelo contrário, vai apresentar alguns jogos relativamente recentes que trataram de temas controversos de maneira diferente!
Meltdown
Embora não tenha sido lançado, servindo mais como um jogo-conceito, Meltdown traz uma proposta interessante para tratar o assunto do aquecimento global.
Para joga-lo você precisa preparar o tabuleiro que utiliza pequenas peças de gelo, e através da rolagem dos dados. Seu objetivo é correr contra o tempo levando os ursos para terra firme enquanto o gelo derrete.
Uma proposta interessante, embora pouco prática.
Rescue Polar Bears
Em Rescue Polar Bears a última porção de gelo do planeta está derretendo, e os jogadores assumem papéis em um time que tem a missão de resgatar os ursos.
Lançado através de um financiamento coletivo, é um jogo que além de muito bonito aborda também a questão do aquecimento global de uma maneira lúdica e interessante.
Freedom: The Underground Railroad
Freedom: The Underground Railroad aborda a questão escravagista, onde os jogadores estão trabalhando em equipe para aumentar as forças do movimento abolicionista, levantando suporte para a causa e movimentando escravos para a liberdade dos Estados Unidos para o Canadá.
Os jogadores precisam equilibrar bem entre libertar escravos das plantações no sul e conseguir fundos que são extremamente necessários para permitir que o grupo continue lutando na causa.
Train
Train é mais um jogo-conceito, que não chegou a ser lançado justamente por isso, que traz uma proposta na qual os jogadores rolam um dado para encher o máximo possível seu trem ou usar cartas para move-lo à frente.
O objetivo é entregar os passageiros em uma série de localidades, que são chamadas de “terminais”.
Cada vez que um trem atinge seu destino, o destino é revelado, como o campo de concentração Auschwitz. Uma experiência no mínimo bem interessante.
The Grizzled
The Grizzled é um jogo de cartas cooperativo, onde os jogadores assumem o papel de um grupo de amigos durante a Primeira Guerra mundial e precisam sobreviver até o final dos desafios, encontrando a paz.
O jogo entretanto se destaca pelo fato de que todos os problemas e dificuldades que surgem para o grupo são causados pelos próprios jogadores, que escolhem quais cartas vão jogar e como vão lidar com as situações.
É um jogo cooperativo com um estilo bem diferente, que aborda essa questão da individualidade (já que os jogadores não podem falar muito a respeito das cartas que possuem) especialmente em um cenário de guerra.
E para você? Existe algum jogo de tabuleiro que trate de algum assunto mais polêmico ou controverso de uma maneira especial? Deixe seu comentário!!!
Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram
Ótimo tema e ótimo post Andre!
Gostei muito da proposta do Grizzled, vou procurar saber mais dele. Legal ver um viés mais engajado dos jogos de tabuleiro 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa