Jogo de tabuleiro Ierusalem Anno Domini

Ierusalem, procure os melhores lugares ao lado do Mestre em um jogo cheio de estratégias

Jogo de tabuleiro Ierusalem Anno Domini

Os últimos momentos estão chegando e o Mestre já pediu para seus discípulos prepararem o local da última ceia, e você está convidado para esse evento no Ierusalem: Anno Domini, um jogo muito temático e estratégico lançado pela DEVIR para 1 a 4 jogadores.

Como se joga Ierusalem?

Com o tabuleiro individual de cada jogador posicionado com seus componentes e o tabuleiro principal no meio da mesa a partida já pode começar.

Seu objetivo durante a partida é posicionar seus seguidores na mesa da última ceia nas melhores posições, que são o mais perto possível tanto de Jesus quanto dos apóstolos.

A dinâmica do jogo é relativamente simples, é jogar uma carta, visitar um apóstolo, comprar uma carta especial e repor sua mão.

Cada carta jogada permite você realizar duas ações: Uma ação de lugar e outra de seguidor, nessa ordem.

Jogo de tabuleiro Ierusalem Anno Domini

A ação de lugar permite visitar o local indicado e realizar a ação ali proposta, como por exemplo ir ao mercado para trocar recursos por dinheiro e também comprar cartas, ou pode ir ao templo para mover seus seguidores para regiões como o deserto, lago ou montanha além de outras ações disponíveis para obter recursos como pães e peixes.

Já a ação de seguidor te permite por exemplo escutar uma parábola que rende pontos ao final da partida ou posicionar um dos seus seguidores na mesa da última ceia pagando os recursos necessários.

Para visitar os apóstolos é necessário que suas cartas posicionadas no seu tabuleiro individual estejam na ordem requisitada por cada apóstolo, se você fizer isso poderá pegar um deles e posicionar na mesa da última ceia e com isso receber pontos e o bônus por tê-lo posicionado ali.

Jogo de tabuleiro Ierusalem Anno Domini

Ainda existe a trilha do Sinédrio que controla o final de jogo e é avançada sempre que essa ação for utilizada ou é movida para seu final quando todos os apóstolos estiverem sentados na mesa.

Ao final da partida os pontos de acordo com a posição dos seus seguidores na mesa são avaliados além das parábolas, oferendas e sua peça de revelação caso não a tenha utilizado, vencendo o maior pontuador.

Acessibilidade

Ierusalem exige a manipulação de muitos componentes não sendo recomendável para jogadores com limitações motoras justamente pela quantidade de peças e cartas, claro que é possível ajudar mas é bom ficar atento.

O jogo não depende da identificação de cores o que torna a partida bem acessível para jogadores com algum grau de daltonismo e os demais jogadores podem ajudar para sanar eventuais dúvidas.

Dá para jogar com crianças?

Embora não seja um jogo muito complexo, Ierusalem definitivamente não é um jogo com apelo para o público infantil.

Seja pela duração das partidas que podem levar mais de UMA hora ou pela quantidade de decisões e escolhas que você tem ao longo da partida, é um jogo que faz mais sentido para o público adolescente (em alguns casos) e para os adultos.

O que achei do Ierusalem?

Ierusalem da DEVIR chega para preencher aquele espaço na sua estante com um jogo muito sólido e um tema super diferente.

É inegável todos os aspectos religiosos que o jogo evoca pela natureza do seu tema, embora o faça de uma maneira muito bem colocada dentro de todos os aspectos que o jogo aborda.

O jogo é bem sólido e mistura diversos conceitos como a construção de um baralho que é bem efêmera (pois as cartas extras saem e não voltam mais) e também o posicionamento próximo dos apóstolos e Jesus na mesa.

Existe ainda toda a gestão de recursos e o posicionamento das cartas para ativar uma visita aos apóstolos, ou seja, tem bastante coisa para você pensar e organizar durante a partida.

O que gostei:

  • Um jogo muito amarrado com o tema, onde tudo faz sentido tanto do ponto de vista da história quanto das ações, deixando-o fácil de compreender.
  • Produção lindíssima, desde os componentes até as artes
  • Tema super diferente para quem tem apreço por temas não tão convencionais

Pontos de atenção:

  • O tema é bem presente e se você tem alguma restrição com o assunto é bom dar uma conferida se o jogo realmente faz sentido para você.

Ierusalem vem para suprir aquele espaço de jogo mais pesado com um tema inusitado e bem diferente para quem quer além de gastar bastante neurônio no planejamento das suas ações ainda pode desfrutar e conhecer um assunto diferente.

Vale muito conhecer pelo tema e se você curte jogos mais pesados e quer sair daqueles temas mais comum e preparar-se para sentar ao lado do grande mestre e seus apóstolos…

VISITE meu Instagram e descubra as melhores dicas sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

Deixe um comentário