Jogo de tabuleiro Isle of Skye

Isle of Skye, uma ilha para ser rei e mostrar que você sabe fazer bons negócios

Jogo de tabuleiro Isle of Skye

Uma ilha onde você todas as possibilidades estão ao seu favor para construir um fabuloso reino e tornar-se o soberano, é isso que o divertido ISLE OF SKYE da PaperGames traz para você e sua família em um jogo super familiar mas muito divertido e com idéias bacanas para desafiar seu planejamento e audácia.

Como se joga Isle of Skye?

Cada jogador recebe seu biombo e sua peça inicial além do dinheiro que será usado durante a partida para comprar novas peças.

Em cada partida os critérios de pontuação serão diferentes e são sorteados e posicionados no tabuleiro central e com isso feito a partida pode começar.

Seu objetivo é construir um reino, comprando (ou mantendo) peças que são interessantes para você e essa construção acontece durante 6 rodadas.

Jogo de tabuleiro Isle of Skye

As peças que você consegue serão posicionadas adjacentes à sua peça inicial e demais peças, sempre combinando o tipo de terreno (os caminhos não importam e pode ser fechados).

Além disso as peças fornecem pontos de acordo com as condições de pontuação de cada rodada, por exemplo na primeira rodada só o critério de pontuação A será contabilizado. Já na segunda rodada será usado o critério B, na terceira os critérios A e C e assim por diante.

Então você está sempre olhando os critérios (tanto da rodada quanto futuro) e buscando assim as peças mais valiosas para seu reino.

Jogo de tabuleiro Isle of Skye

Agora o grande barato do jogo é a maneira de conseguir as peças, pois toda rodada você recebe (aleatoriamente) 3 peças que vai posicionar na frente do seu biombo, e é atrás dele que a magia acontece.

Você deve escolher (secretamente, indicando com o seu machado) uma das 3 peças para descartar e as duas restantes você vai atribuir um valor (em moedas) para elas.

Depois que todos fizeram isso (escolheram qual peça vão descartar e colocaram um valor nas demais) os biombos são revelados, as peças com machado descartadas e o jogador inicial tem a opção de comprar uma peça de um dos outros jogadores.

Cada jogador terá a opção de comprar uma peça de outro jogador e após todos realizarem a compra as suas peças que não foram compradas ficam para você, entretanto as moedas que você colocou naquelas peças vão para o banco, ou seja você gasta essas moedas.

Jogo de tabuleiro Isle of Skye

Após a compra das peças você posiciona suas peças e a pontuação da rodada é realizada, após 6 rodadas o maior pontuador é o novo soberano vencendo a partida.

Acessibilidade

O jogo não possui dependência de cores, com todas as informações abertas, sendo um jogo bem acessível mesmo para quem tem dificuldade com as cores.

Porém as peças precisam ser posicionadas adjacentes e se algum jogador tiver alguma restrição os demais podem auxiliar possibilitando que todos participem da partida.

Dá para jogar com crianças?

Com os mais velhos sim! A criançada à partir de 9, 10 anos consegue jogar tranquilamente e é bem gostoso vê-los decidindo o valor das suas peças e administrando seu dinheiro.

Jogo de tabuleiro Isle of Skye

Além disso vai estimular o planejamento e observação pois o valor das peças é bem relativo, de acordo com seus objetivos, as maneiras de pontuar e os demais jogadores.

Vale à pena para jogar com toda família e envolver a criançada nas partidas!

O que achei do Isle of Skye?

ISLE OF SKYE da PaperGames é aquele jogo que traz diversas coisas que gosto de fazer durante a partida, como a parte de comprar peças dos outros jogadores e procurar os melhores locais para posicionar as suas.

É um jogo super família, que dá para ensinar em alguns minutos e proporciona partidas interessantes e bem disputadas.

Jogo de tabuleiro Isle of Skye

Existem peças que fornecem pontuação ao final da partida (pergaminhos) de acordo com a quantidade de outros elementos trazendo mais possibilidades de estratégia e deixando o jogo bem interessante.

O que gostei:

  • Jogo super família, fácil de explicar e jogar
  • Oferece uma boa dose de estratégias e maneiras para você desenvolver seu jogo, optando por peças para pontuar no final da partida ou focando nas pontuações durante o jogo.
  • Uma interação gostosa entre os jogadores através do preço que você coloca nas peças e pela idéia da compra (ou não) delas.
  • Bastante variedade pois são diversas peças de pontuação e são apenas 4 por partida garantindo assim muitas possibilidades de partidas diferentes.

Pontos de atenção:

  • Você precisa adaptar seu jogo de acordo com as peças então é preciso flexibilidade, se você não curte depender um pouco da sorte talvez não seja seu estilo.
  • É um jogo mais tranquilo sem muita profundidade estratégica então é bom ter isso em mente para não se frustrar.

Em ISLE OF SKYE colocar o valor e comprar as peças é a parte mais interessante do jogo, onde o valor que você atribui (ou paga) por elas fundamental para se dar bem.

Vale muito à pena se você curte colocar peças juntas formando padrões e administrar suas moedas em um jogo fácil e gostoso para toda família.

No meu Instagram tem o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

Deixe um comentário