O Jogo do Ano – Bazaar, onde troca sem troco é o que vale mais

Já te falei que um dos grandes nomes do designer de jogos que marcou essa indústria foi o Sid Sackson?

Hoje trago para você de um jogo lançado em 1967 e que traz uma simplicidade, elegância e diversão que realmente surpreendem, especialmente para quem gosta de jogos mais abstratos e quebra-cabeças.

Hoje vou te falar um pouco do Baazar, onde seu objetivo é conseguir mais pontos ao final da partida, e para isso você precisa completar as cartas disponíveis no bazar, usando as gemas que vai conseguir fazendo muitas trocas.

Jogo de tabuleiro Bazaar

Você pode rolar o dado para receber uma GEMA da cor indicada por ele ou trocar uma GEMA de acordo com os padrões apresentados no mercado central (que mudam à cada partida).

E o grande barato do jogo é justamente esse, pois a sua troca nem sempre será oferecer UMA gema para receber diversas, você pode fazer a troca no sentido oposto, oferecer diversas GEMAS para receber apenas UMA, ou trocar 3 por outras 3 por exemplo.

E esse sistema de troca se deve por causa do sistema de pontuação do jogo, pois quando você completa uma carta sem restar nenhuma GEMA com você, mais pontos essa carta vale, veja a tabela de referência abaixo:

Bazaar - Carta de referência
Troca sem troco é o que liga em Bazaar

Completar uma carta sem estrela e não ficando com nenhuma GEMA nas mãos rendem 5 pontos ao jogador.

E justamente isso que vai movimentar os jogadores a tentarem otimizar suas trocas ao máximo, pois quando menos GEMAS na mão maior será sua pontuação, porém muitas vezes você pode ficar com algumas na mão para em breve completar outra carta…

E essa idéia é que fornece inúmeras possibilidades, pois o jogo vem com diversas cartas de mercado central (que indicam as possíveis trocas) porém somente 2 são usadas por partidas, o que dá uma variedade imensa ao jogo, além das próprias cartas que precisam ser cumpridas pelos jogadores.

Cartas jogo de tabuleiro Bazaar

A primeira versão do jogo não é tão bonita quanto as versões mais recentes.

Jogo de tabuleiro Bazaar 2.png

Com tudo isso Bazaar tem absolutamente tudo para agradar jogadores que procuram um jogo mais familiar, com poucas regras, bonito na mesa (especialmente as versões mais novas) mas que propõe um desafio muito legal, de otimizar suas trocas ao máximo.

Não é à toa que esse jogo foi lançado no Brasil (com nome diferente é claro) pela Estrela, então talvez esse jogo não seja tão estranho para alguns sortudos que tiveram acesso à ele.

Jogo Troca - Estrela
Jogo Troca da Estrela – Foto Mercado Livre

Um excelente jogo, com idéias muito interessantes, Bazaar é um jogo que não merece ser esquecido, e quem sabe um dia alguma editora não se anima em trazer essa belezura de volta para nós jogarmos…

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s