Roberto Tostes

3 perguntas para Roberto Tostes, criador do Sobrevivência na Amazônia

Roberto Tostes

Na semana da Amazônia (dia 05 é Dia da Amazônia) quem passa por aqui respondendo minhas 3 perguntas é Roberto Tostes, criador do Jogo Sobrevivência na Amazônia, um jogo muito interessante que aborda justamente a questão da floresta e dos animais de uma maneira muito divertida.

Conheça um pouco mais do trabalho dele e seu jogo aqui e confira suas respostas!

Por que jogar?

Jogar e brincar faz parte da minha infância. Sempre adorei todos os tipos de jogos de tabuleiro.

As brincadeiras, desafios e interações desses jogos atravessam gerações e unem pessoas com descontração e em descobertas.

Em tempos digitais e apressados, jogar nos faz esquecer um pouco da realidade corrida, do vício e das distrações das redes sociais.

Diante de um tabuleiro somos mais autênticos, nos aproximamos mais daquilo que realmente sentimos e também ficamos mais perto dos outros, interagindo.

Jogar diverte, nos provoca e traz desafios, nos faz mais humanos.  Adultos e crianças interagem mais quando jogam juntos.

É a vida em jogo nos mostrando suas várias formas.  Dos modelos mais simples ao mais complexos, jogar é muito bom. Refresca e abre a mente, nos deixa atentos, surpresos e com vontade de jogar novamente.

Por que criar jogos?

Quanto mais gostamos dos jogos, mais surge a vontade de criar algo do tipo. Começar de alguma ideia e resolver enfrentar o desafio de bolar um universo com suas próprias regras e ambiente.

Conseguir criar algo equilibrado, desafiante e que possa surpreender as pessoas, fazendo-as a saírem de suas realidades e mergulhar em um mundo próprio.

A evolução dos jogos de tabuleiro  | boardgames nos últimos 50 anos ampliou ainda mais essa gama de possibilidades, com muitas variantes de mecânicas, interações, estratégia, competitividade e cooperação.

Temos jogos para todos os tipos de gosto, idade, cenários e personagens dos mais variados.

Para quem quer criar cabe jogar muito,  estudar, pesquisar e fazer muitos testes. É um processo criativo e demorado que pode ser doloroso mas cuja própria trajetória já e uma grande aventura.

Uma dinâmica em que nunca sabemos qual vai ser o resultado final e que mesmo perdendo, sempre ganharemos de alguma forma.

Um jogo especial para você e porquê

Jogo de tabuleiro Wingspan

Entre muitos jogos favoritos eu destacaria o Wingspan, por trazer a natureza de uma forma lúdica e criativa para a mesa de nossas casas.

A criadora do jogo, a designer e a ilustradora  (três mulheres juntas – quebrando paradigmas) nos apresentam centenas de pássaros em belíssima ilustrações e com um conjunto  de peças e material extremamente bonito e funcional.

Você precisa conhecer cada pássaro/carta, seu habitat, seus poderes e habilidades, montar e administrar seu próprio conjunto/criadouro – num jogo de média complexidade e que pode agradar a todos os tipos de público.

Considero uma criação de alto nível em sua beleza visual, mecânica inovadora e rejogabilidade.

Costumo jogar tanto na versão analógica como no digital também. As expansões que surgiram depois parecem potencializar ainda mais os prontos principais do jogo.  

Ganhou o mais importante prêmio de board games, Spiel des Jahres de 2020 com total merecimento.

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s