Jogo de tabuleiro Silk

Os bichos da seda contam com você para vencer no divertido SILK

Jogo de tabuleiro Silk

SILK da DEVIR coloca você no papel de um criador de bichos da seda, que precisa cuidar bem dos seus bichinhos, construindo cercas e viveiros, além de providenciar bons pastos, tomando sempre cuidando com o Ookami que anda à espreita para devorar seus bichos!

Como se joga SILK?

Seu objetivo é fazer mais pontos na partida, que termina após uma certa quantidade de pontos ser atingida, que depende da quantidade de jogadores.

Para iniciar o jogo cada jogador recebe as peças da sua cor e separa: 7 bichinhos da seda, o pastor, o mastim e um viveiro.

As peças de terreno são posicionadas na mesa de aleatoriamente e de acordo com a quantidade de jogadores, e o Ookami é colocado na peça inicial dele.

Além disso as fichas de bônus são posicionadas próximas à todos os jogadores junto com o tabuleiro de ações.

Jogo de tabuleiro Silk

Mas antes de posicionar suas peças iniciais é necessário entender a dinâmica de cada peça, pois o jogo consiste essencialmente em movimenta-las no tabuleiro e causar alguns efeitos.

  • Os bichinhos da seda se movimentam para peças adjacentes quando pastarem em um terreno, que será virado. Cada terreno pode conter no máximo 3 bichos não importando quem sejam os donos.
  • O criador ao ser movimentando empurra peças de bichos da seda e do mastim mas nunca pode entrar numa peça ocupada por outro criador ou pelo Ookami.
  • Já o mastim ao ser movimentado empurra bichos da seda e o Ookami mas nunca pode entrar em uma ficha ocupada por outro mastim ou criador.

Com exceção dos bichos da seda, todas as outras peças que se movimentam podem “dar a volta” de um lado para o outro no tabuleiro, ou seja, saem de uma extremidade para o outro lado.

Jogo de tabuleiro Silk
Cada peça movimenta-se de uma maneira diferente

Então os jogadores começam a colocar seus 7 bichinhos da seda separados, 2 de cada vez nos terrenos de pasto amarelo, e cada pasto só pode ter sempre no máximo 3 bichinhos.

Depois que todos os bichinhos forem posicionados chega a hora de posicionar seu criador, o mastim e seu viveiro.

Cada um deles será posicionado um de cada vez e na ordem que cada jogador decidir.

Os viveiros são importantes pois a cada rodada você colocará novos bichos da seda em jogo, e eles só podem ser colocados onde você tem bichos e ainda tem espaço ou ao lado dos seus viveiros.

Jogo de tabuleiro Silk

Depois que todas as peças iniciais são posicionadas no tabuleiro os jogadores podem iniciar a partida.

A cada rodada do SILK o jogador da vez vai:

  • Colocar UM bicho da seda da sua reserva em jogo em qualquer espaço onde existam bichos da seda da sua cor e ainda tenha espaço (o limite é 3) ou adjacente a um dos seus viveiros.

E depois:

  • Rolar os DOIS DADOS e realizar as duas ações indicadas

Existem 6 ações que podem ser realizadas de acordo com o valor de cada dado. O jogador ainda pode gastar seus pontos para aumentar ou diminuir o valor do dado e assim fazer uma ação mais interessante.

Jogo de tabuleiro Silk

As ações possíveis são: Colocar bichos da seda, movimentar seu criador ou mastim, construir cercas, construir viveiros, pastar e movimentar o Ookami.

Quando os bichos da seda pastam você recebe pontos multiplicando a quantidade dos seus bichinhos pela qualidade do terreno e o terreno é virado tornando-se um pasto árido.

Jogo de tabuleiro Silk

Quando você constrói cercas você impede a movimentação das peças para aquele terreno com exceção do seu criador.

Já seus viveiros só podem se construídos ao adjacente ao seu criador e permitem você colocar seus bichinhos nos terrenos próximos à ele.

E toda vez que o Ookami se move para um terreno onde tem bichinhos da seda, eles são capturados e vão para a toca dele, rendendo pontos negativos para seus donos ao final da partida.

Jogo de tabuleiro Silk
Ookami é o terror dos bichos da seda!

O jogo ainda vem com 5 objetivos, que ao serem completados por alguém fornecem alguns pontos. São objetivos como colocar todos os seus bichos da seda em jogo ou construir todos os seus viveiros.

A partida termina assim que alguém atingir a quantidade de pontos de acordo com a quantidade de jogadores, terminando aquele turno e vencendo quem tiver mais pontos.

Acessibilidade

O jogo não tem dependência direta de cores visto que todas as peças ficam no tabuleiro e os jogadores podem se auxiliar em caso de alguma dificuldade.

Não é necessário segurar cartas ou manusear muitos componentes deixando assim o jogo acessível para todos os públicos.

Dá para jogar com crianças?

Com a criançada mais velha à partir de 9, 10 anos dá para jogar sim, porém é um jogo com bastante interação entre os jogadores e isso pode ser complicado dependendo da criança.

O jogo possibilita você remover os bichos da seda adversários devolvendo-o ao seu dono ou mesmo mandando para a toca do Ookami, portanto é bom ter tudo isso em mente ao jogar com a criançada.

O que achei do SILK?

Você gosta de atrapalhar a vida dos seus amigos? Isso vai acontecer muito em SILK da DEVIR, justamente por que você precisa ficar atento ao que seus oponentes estão fazendo.

Jogo de tabuleiro Silk

É preciso pegar os pastos mais valiosos, tentar colocar seus bichinhos ali, mas talvez para ter bons terrenos é necessário colocar seu criador ali perto para então construir viveiros.

Movimentar seu criador e o mastim podem desencadear movimentações interessantes e o Ookami é sempre um perigo e precisa ser movimentado a seu favor.

Além disso cumprir os objetivos dão pontos valiosos e fazem muita diferença.

O que gostei:

  • Uma interação bacana entre os jogadores, onde cada movimentação pode fazer muita diferença
  • Um jogo muito bonito
  • Você precisa ficar de olhos nos seus adversários e como eles estão se posicionando para não ficar para trás pois o jogo termina assim que alguém atingir uma certa quantidade de pontos
  • É um empurra pra lá e pra cá que você precisa ficar atento e se preparar

Pontos de atenção:

  • Você vai atrapalhar e ser atrapalhado pelos seus adversários, se você não curte essa interação esse jogo não é para você

SILK é mais um jogo que a DEVIR traz que exige atenção, planejamento e muita interação com os outros criadores de bicho da seda.

Movimente seu mastim, use os melhores pastos e não tenha receio de mandar uns bichinhos dos seus amigos para a toca do Ookami.

A suavidade da seda não será o caminho para vencer no espinhoso SILK!

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s