Jogo de tabuleiro Domination

O jogo do ano – É hora de dominar tudo em FOCUS

Jogo de tabuleiro Focus

Chegamos a 1963, ano onde foi lançado o FOCUS (também conhecido como Domination) um jogo do designer Sid Sackson, que originalmente foi publicado em uma revista científica (Scientific American), sendo posteriormente lançado por uma editora em 1965.

É um jogo que utiliza um tabuleiro 8×8 com suas laterais reduzidas para 4 espaços apenas onde cada jogador recebe 18 peças da sua cor (originalmente verde e vermelho).

Seu objetivo é dominar o tabuleiro movimentando suas peças e assim construindo pilhas de peças e cada pilha pode ter no máximo 5 peças.

O tamanho de cada pilha determina a quantidade de espaços que ela pode se mover no tabuleiro e você também pode dividi-la e movimentar menos espaço (posso pegar uma pilha minha de 5, deixar 2 peças e movimentar apenas uma pilha com 3 por exemplo).

Jogo de tabuleiro Domination

Quando uma pilha ultrapassa 5, a peça mais embaixo vai para o dono daquela cor (se for sua vez) ou é eliminada do jogo se for a vez do adversário.

O jogo ainda pode ser jogado em duplas para deixar a dinâmica ainda mais interessante.

Outro fato curioso é que o jogo chegou a ser lançado no Brasil na década de 80 pela Estrela com o nome de Domínio e certamente fez parte da infância e juventude de alguns felizardos!

Digo felizardos porquê o jogo é realmente excelente, não à toa ele recebeu a premiação de jogo do ano na Alemanha em 1981 (o prêmio Spiel des Jahres).

Jogo de tabuleiro Domínio
Domínio da Estrela – Foto do Mercado Livre

Seu sucesso foi tanto nos Estados Unidos que recebeu inclusive um comercial na televisão (algo extremamente raro para um jogo desse tipo).

Focus é um jogo que marcou sua época mas ainda pode surpreender pela sua qualidade, com regras simples e muita profundidade estratégica.

É o tipo de jogo que precisa ser redescoberto e quem sabe até mesmo relançado por alguma editora por aqui, pois faz jus a toda fama que teve e ainda continua um jogo muito interessante que precisa ser conhecido pelo público atual.

Mostra como um designer pode fazer um clássico com o básico, um tabuleiro e apenas algumas peças coloridas…

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s