Jogo de tabuleiro Reykholt

Coloque seus trabalhadores em ação nesses 17 ótimos jogos

É hora de colocar a turma toda para trabalhar, afinal de contas DEUS ajuda quem cedo madruga para trabalhar…

E no mundo dos jogos de tabuleiro existem jogos com uma característica especial, são jogos onde são utilizados “trabalhadores” para obter-se recursos durante a partida ou mesmo para realizar ações (como construir, trocar bens, etc).

Jogos assim são conhecidos como jogos com “alocação de trabalhadores” que é justamente colocar seu trabalhador em algum lugar no tabuleiro para receber algo. Existem jogos com essa idéia para todos os níveis de jogadores, desde jogos mais simples até os mais complicados.

E hoje quero te apresentar 17 jogos de alocação de trabalhadores para você descobrir opções e jogos que talvez você ainda não conheça e precise experimentar!

Jogo de tabuleiro Mangrovia

Mangrovia

Mangrovia é um jogo de alocação de trabalhadores leve, para toda família, onde seu objetivo é conseguir os melhores lugares para construir suas cabanas.

Graças a um sistema onde um barco vai passando pelo local dos rituais o jogo ganha uma dinâmica diferente pois cada jogador escolhe um dos locais onde o barco passa, primeiro de um lado e depois do outro lado, ou seja, se você escolheu um local no início vai realizar sua ação logo, porém no retorno do barco pelo outro lado vai demorar mais para realizar sua próxima ação.

Um jogo com uma boa dose de tensão, estratégias e diversão para jogar com toda família.

Jogo de tabuleiro Stone Age

Stone Age

Um clássico quando se fala de alocação de trabalhadores. Um jogo leve para toda família, Stone Age da DEVIR coloca você no papel de um chefe de uma tribo, caçando, cultivando, coletando e construindo ferramentas.

Uma idéia legal no Stone Age é que você tem uma quantidade determinada de trabalhadores e quanto mais deles você coloca em um local maiores são suas chances de conseguir recursos ali, pois cada um deles vai representar um dado que será lançado, aumentando assim sua chances de obter recursos.

Muito gostoso de jogar, Stone Age é uma ótima opção para quem está começando.

Jogo de tabuleiro Agricola

Agricola

Outro clássico quando se trata de alocar trabalhadores, em Agricola você tem a árdua missão de cuidar de uma fazenda e faze-la prosperar.

Cada jogador começa com 2 trabalhadores e você precisa construir cercas, cômodos, obter madeira, barro, junco, animais e comida entre outras coisas, ah e claro que você pode expandir sua família, conseguindo assim mais gente para ajudar na fazenda.

Cada rodada precisa ser bem planejada pois de tempos em tempos você precisa alimentar sua família.

Um jogo muito apertado que privilegia quem planeja bem e faz o melhor possível com poucos recursos.

Jogo de tabuleiro LUNA

Luna

Lançado pela PaperGames em LUNA você controla um grupo de noviços que precisa trabalhar duro, construindo templos e fazendo diversos favores para a sacerdotisa da Lua para ser o clã que vai sucede-la.

Viaje por diversas ilhas posicionando seus noviços em cada uma delas, pois em cada local uma ação diferente é permitida e certos lugares dependem de outros, exigindo assim um certo planejamento de onde posicionar seus noviços e quando usa-los.

É um jogo com uma certa complexidade mas que não afasta quem já jogou algum jogo de alocação de trabalhadores, e vale à pena experimentar e conhecer o LUNA.

Diversos lugares que ajudam você a gerenciar seu canil no jogo de tabuleiro Dogs

Dogs

Lançado pela MS Jogos, Dogs é um jogo também para jogar com a família recolhendo cachorrinhos abandonados e cuidando deles no seu canil.

A parte de alocação de trabalhadores vem no momento onde você precisa visitar diversas localidades como o pet shop, o veterinário ou mesmo a prefeitura para expandir seu canil, sendo necessário muita atenção, pois ao final de cada rodada você precisa alimentar seus cães além de pagar o salário do seu ajudante.

Um jogo muito interessante e divertido, que exige planejamento e saber o momento certo de realizar suas ações.

Jogo de tabuleiro Banquete a Odin

Banquete a Odin

Em Banquete a Odin você assume o papel de líder de um grupo de vikings que deseja conquistar o máximo de ilhas e para isso você precisa caçar, produzir recursos e comprar navios entre muitas outras possibilidades.

Um baita jogo em todos os sentidos, com muitas opções e caminhos de estratégias, onde a cada rodada você recebe um novo viking para seu grupo, ou seja, você termina a partida com muito mais trabalhadores do que começou.

Cada espaço no tabuleiro pode ser usado com uma quantidade diferente de trabalhadores, variando apenas a quantidade ou qualidade do tipo de bem que você recebe.

Um clássico que você precisa experimentar!

Jogo de tabuleiro Lewis & Clark

Lewis and Clark

Comande uma expedição que precisa atravessar o território americano, buscando ser o primeiro a atravessar até o Pacífico.

Coloque os índios nos lugares no tabuleiro para recolher recursos, combine suas cartas para se movimentar e ativa-las em um jogo com um tema muito legal e que vai exigir bastante planejamento e organização, sendo um prato cheio para quem curte esse estilo.

Jogo de tabuleiro Keyflower

Keyflower

Em Keyflower você vai construir a vila mais próspera em 4 rodadas, representadas pelas 4 estações do ano.

Você começa com um conjunto de trabalhadores de 3 cores diferentes, que são sorteados aleatoriamente. Na primeira fase do jogo você usa seus trabalhadores em um leilão pelas peças para sua vila que lhe interessam.

Para cada leilão ganho a peça é sua, se perder o leilão os trabalhadores voltam para você.

Na segunda fase você usa os trabalhadores para ativar as peças na sua vila ou na vila dos oponentes e quando termina essa fase todos os trabalhadores na sua vila são seus para as próximas rodadas.

Um jogo muito interessante com idéias bacanas e que funciona bem inclusive com 2 pessoas, algo raro em jogos de leilão.

Jogo de tabuleiro Charterstone

Charterstone

Charterstone é um jogo no estilo “legacy” onde você joga uma campanha que vai alterando o jogo em diversos aspectos, como colar adesivos e apresentar novos elementos à medida que a campanha avança.

E um dos pontos bacanas no Charterstone além da campanha é o jeito de colocar seus trabalhadores pois ao colocar um trabalhador em um local já ocupado todos os trabalhadores ali que já estavam (incluindo algum seu usado anteriormente ali) eles voltam para seus donos, trazendo assim uma dinâmica bem diferente!

Um jogo muito legal com uma campanha bem interessante para você conhecer.

Jogo de tabuleiro Reykholt

Reykholt

Chegou a hora de cultivar os legumes e vegetais mais suculentos nas terras da Islândia em Reykholt da Mundo Galápagos.

Em Reykholt você é um fazendeiro que precisa pegar estufas, vegetais, plantar, colher e servir as mesas, tudo isso com três trabalhadores que vão ajuda-lo à cada rodada, e você vai colocar cada um deles no tabuleiro e receber de acordo com o local utilizado, bem simples de entender mas com um desafio legal para produzir os vegetais e avançar na hora de servir os clientes!

Um jogo bem interessante, com lindos componentes e ideal para quem está começando a jogar mas quem um jogo mais estratégico.

Jogo de tabuleiro TARGI

Targi

Um dos melhores jogos para duas pessoas que existe na minha opinião, em TARGI você tem dois trabalhadores que serão usados por rodada, porém a maneira de utiliza-los é genial, pois o tabuleiro é formado por cartas, no formato 5×5, ou seja com 25 cartas disponíveis.

Os trabalhadores são colocados somente nas bordas e não pode-se colocar um em frente ao outro, e depois que os 4 forem colocados todas as intersecções entre os seus trabalhadores vão lhe render as cartas posicionadas ali, que podem ser cartas de mercadorias ou de tribos.

Sendo assim você precisa pensar em quais cartas da borda utilizar (que fornecem benefícios) e nas cartas que estão dentro que você quer para você.

Simplesmente sensacional, vale muito experimentar!

Descubra os segredos das profundeza em Otys

Otys

Lidere uma equipe de mergulhadores em busca de materiais nas profundezas do oceano, coletando recursos e finalizando os contratos assumidos para receber mais notoriedade.

Otys é um jogo da Mundo Galápagos que vai exigir uma boa dose de planejamento para recolher os materiais que você precisa utilizando cada um dos mergulhadores do modo mais eficiente, afinal é preciso ficar de olho nas possibilidades como no mercado ou no uso mais eficiente dos mergulhadores, pois existem diversas possibilidades.

É um jogo bem interessante para jogar com toda família.

Jogo de tabuleiro Village

Village

Em Village sua família precisa se destacar no vilarejo, então cada membro precisa escolher por qual caminho na vida seguirá, seja trabalhando no campo, administrando a cidade na prefeitura, viajando ou mesmo obedecendo ao chamado da Igreja.

Você coloca seus familiares em cada caminho, mas quando o tempo acabar, cada um deles deve descansar em paz, entrando para os renomados da cidade ou sendo esquecido como um cidadão comum.

Village é um jogo de alocação de trabalhador com um tema diferente, que usa também o tempo para controlar o que acontece com seus trabalhadores, algo muito interessante que vale à pena conhecer.

Jogo Invasores do Mar do Norte

Invasores do Mar do Norte

Prepare-se pois a invasão dos Vikings está começando! Em Invasores do Mar do Norte você vai saquear vilas, recrutar sua tripulação e impressionar o chefe do clã com seus feitos!

Lançado pela Meeple BR cada jogador precisa escolher entre saquear ou trabalhar e o mais interessante é que você começa seu turno com um trabalhador e termina o turno com um trabalhador, você vai posicionar um e vai retirar um, realizando assim duas ações.

Um jogo bem legal, que veio com uma produção bem bacana e merece ser conhecido por quem adora alocar trabalhadores e também vikings!

Jogo de tabuleiro Viticulture

Viticulture

Na Toscana chegou a hora de você fazer sua vinícola prosperar.

Determine a ordem de uso dos seus trabalhadores durante o ano com muito cuidado, afinal você tem apenas 3 trabalhadores.

Aproveite os visitantes que estão dispostos a ajudar e expanda seu espaço e plante mais uvas. É possível comprar mais parreiras, vender campos, guiar visitantes e construir estruturas como treliças e chalés para tornar sua vinícola um lugar muito especial.

Um belo jogo, com um tema charmoso, que vale a pena ser conhecido, Viticulture!

Caixa do jogo Caverna

Caverna

Em Caverna cada jogador lidera uma família de anões agricultores, que precisa cultivar sua fazenda e também expandir suas possibilidades se armando para conseguir o que precisa no muque.

O jogo te dá a sensação de progresso, de sempre estar conseguindo evoluir e isso é muito bacana, e você tem mais animais disponíveis do que o Agricola (sim, Caverna foi baseado no Agricola, porém lançado um bom tempo depois) e a possibilidade de minerar e explorar sua caverna.

Mais um excelente jogo de alocação de trabalhadores que você precisa conhecer!

Jogo de tabuleiro Campeões de Midgard

Campeões de Midgard

Prepare-se para as mais violentas e épicas batalhas…Mas antes de tudo isso você precisa trabalhar duro conseguindo recursos, comida e recrutando sua tripulação em Campeões de Midgard.

Cada jogador começa com seu personagem e um conjunto de trabalhadores que serão posicionados nos diversos espaços no tabuleiro, permitindo coletar alimentos, contratar um trabalhador extra, conseguir a bênção da Igreja ou visitar o mercado para trocar moedas por alimentos.

Você pode também combater monstros ou enviar seus guerreiros para caçar. Escolha usar os barcos para enfrentar monstros além-mar.

Campeões de Midgard é um baita jogo, com muitas opções e caminhos para o jogador trilhar, que vale muito à pena conhecer!

Qual jogo de alocação de trabalhadores está faltando nessa lista?

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s