Jogo de tabuleiro Broker

O jogo do ano – Broker, é hora de quebrar seus adversários

Lançado em 1961 pela Spencer-Murray Corporation em Broker você vai vender e comprar ações.

O jogo conta com uma série de cartas que permitem que você manipule os preços das ações ou para aumentar o preço das que possui ou para derrubar o valor das ações que estão com seus oponentes.

Mas tome cuidado, pois se todas as suas ações quebrarem antes do jogo terminar você está eliminado, então toda atenção possível é necessária.

Embora com uma caixa original não muito bonita (aliás, nada bonita) e um título que não chama nada a atenção o jogo ofereceu uma idéia interessante de mercado de ações e especulação, até mesmo pela limitação de jogos oferecidos naquela época.

Uma caixa feia, um título inexpressivo e um jogo bacana!

E justamente pelo fato do jogo ser bacana ele recebeu diversas reimpressões, até mesmo pela editora que veio a ser no futuro a Ravensburger, em 1967, 1972 e 1977, inclusive com a remoção de empresas de verdade como IBM, British Petroleum, Deutsche Bank e Siemens por empresas de mentirinha.

Imagem do site Gamers Alliance – Das Borsenspiel

Em 1983 na sua nona edição o jogo teve o título alterado em alemão e também as regras foram bastante alteradas, deixando-o ainda mais caótico (especialmente com mais jogadores) o que não agradou algumas pessoas.

Em Broker o momento certo para jogar suas cartas que aumentam ou diminuem o valor das ações é fundamental para vencer, sendo que essas alterações podem ter efeitos devastadores nas ações de seus oponentes, especialmente por você saber com quantas cartas de cada tipo de ação cada jogador começa você pode tentar algumas deduções e planejamentos.

Interessante destacar que embora fosse um jogo americano ele apresentava uma proposta muito boa que fugia das tradicionais simulações de jogos de mercado financeiro e que foi muito bem recebido na Europa, especialmente por ser publicado por uma editora pequena.

De fato foi um jogo com um design bastante inovador para sua época, se distanciando da idéia de simular (de maneira entediante) o mercado financeiro de maneira mais realista e voltando-se realmente para ser um jogo divertido, podendo ser considerado um clássico dos jogos de tabuleiro.

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s