Jogo de cartas Dogs Cardgame

É hora de ajudar a cachorrada em Dogs Cardgame

Jogo de cartas Dogs Cardgame

É hora de recolher a cachorrada da rua, leva-los para o canil e cuidar de quem precisa, tudo isso num jogo rápido, dinâmico e muito divertido para 2 a 5 jogadores, conheça o Dogs Cardgame da MS Jogos.

Como se joga Dogs Cardgame?

Seu objetivo é fazer mais pontos ao final da partida com o seu canil.

O que vale pontos no seu canil são a quantidade de cada raça que você tem (quanto mais da mesma raça na mesma baia mais pontos eles valem) além de cães adestrados, melhorias, cães no seu hotel a também as cartas de bônus, ou seja, existem bastante possibilidades.

Cada jogador recebe seu canil que possui 3 áreas distintas: O canil em si, o hotel e a enfermaria. O canil possui 5 espaços que acomodam quantidade diferentes de cães, já a enfermaria pode ter apenas 3 cães doentes e no hotel ganha mais pontos ao final da partida quem recolheu mais cães.

São posicionados na mesa os locais onde vamos circular para recolher os cães, cada jogador recebe seus recursos (ração e moedas), as cartas de bônus são organizadas e a partida pode começar.

Na sua vez você pode se movimentar para uma das áreas (ou ficar onde está) e depois realizar NADA, UMA ou DUAS ações que são:

  • Recolher TODOS os cães do local onde você está

Ao recolher os cães você paga uma ração para cada e coloca- os nas suas baias, respeitando o limite de cada baia

  • Contratar um ajudante

No topo de cada localidade existe um ajudante que pode ser contratado (ou sair de graça se houver dois iguais) que vai lhe fornecer algum benefício, como ração, dinheiro, recolher um cão da feiras, reorganizar seu cães entre outras ajudas.

Além disso como ações opcionais você pode expandir seu canil, pagar uma licença, usar seus ajudantes e até mesmo vender um cão (caso esteja sem grana).

Se cumprir algum dos bônus pode recolhe-lo, pois eles valem pontos ao final da partida.

A partida termina quando a última carta de cães for comprada para repor alguma das localidades, onde encerra-se aquele turno e contabilizamos os pontos, vencendo quem tiver a maior soma!

Acessibilidade

Não é necessário saber ler ou manipular muitas cartas para jogar. Aqui em casa optamos pelos marcadores de ração e moedas de madeira para facilitar ainda mais a vida, especialmente para a criançada, mas é tranquilo jogar com as cartas sem nenhuma dificuldade.

Dá para jogar com crianças?

SIM! Aqui em casa o caçula (que está com 6 anos no momento) adorou e sempre que possível pede uma partida do “Dogs Carta Game” segundo ele.

Fizemos algumas adaptações como tirar as cartas de bônus no começo e não pagar o custo quando alguém vai em um local já utilizado, e posteriormente fomos adicionando esses elementos.

O jogo em si oferece um desafio bem apropriado para a criançada, pela simplicidade de ações disponíveis e por ter todos os elementos já disponíveis na mesa para eles planejarem.

Ao usar marcadores de madeira para representar a ração e o dinheiro fica muito mais fácil pois eles não precisam segurar cartas nem ficar contando quantos recursos possuem.

O que achei do Dogs Cardgame?

Mais um excelente título da MS Jogos que visa atender especialmente quem está começando a jogar ou quem um jogo mais tranquilo para apresentar para os amigos e família.

Ele é simples mas não deixa de oferecer boas estratégias e caminhos para pontuar, afinal você pode focar em coletar cachorros iguais, pensar mais nos bônus, no hotel ou mesmo tentar fazer um pouco de tudo.

A produção está bem caprichada, com insert que acomoda todas as peças e cartas inclusive com sleeves.

O que gostei:

  • Um jogo leve e bonito para toda família
  • Possibilidade para adicionar ou retirar elementos para simplificar ou deixar o jogo mais estratégico
  • Um tema super agradável e que se encaixa bem na proposta
  • Uma produção muito legal especialmente na relação custo x benefício
  • Muitas raças, para você escolher para jogar as suas preferidas

Pontos de atenção:

  • Pode não oferecer desafio suficiente para quem procura algo mais robusto

Uma comparação que quase sempre acaba acontecendo é entre essa versão e a versão de tabuleiro, e o importante é destacar que são versões completamente distintas tirando o tema e alguns elementos em comum.

Jogo de cartas Dogs Cardgame

A versão de tabuleiro (você pode conferir minha resenha aqui) traz mais desafios e necessidade de planejamento maior para os jogadores, com a expansão o sócio o jogo ainda recebe mais uma camada de estratégias e possibilidades, não sendo um jogo super complexo mas que já exige mais da galera.

Já a versão de cartas é bem mais tranquila, pois afinal na sua vez o número de ações é bem menor (ZERO, UMA ou DUAS) além das opcionais sendo um jogo mais leve e para todo mundo jogar mesmo, além de acomodar até 5 pessoas.

Jogo de cartas Dogs Cardgame

É válido ter as duas? Depende! Aqui eu tenho porque são jogos bem diferentes para momentos e pessoas diferentes, se isso faz sentido para você pode ter ambas. Se procura algo um pouco mais estratégico e apertado a versão de tabuleiro é o que você precisa.

Dogs Cardgame é mais um jogo muito gostoso para toda família que você precisa conhecer, muito recomendado!

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s