
Essa semana quem responde minhas 3 perguntas é um designer brasileiro: Rodrigo Rego. Autor de jogos como Emboscados e Dead and Breakfast, confira suas respostas!
Por que jogar?
Pra mim jogar é uma oportunidade de se desligar do mundo. É uma das poucas atividades em que consigo deixar todas as preocupações de lado e ficar completamente absorto no momento.
Não checo celular, não sinto fome, nada. Dizem que felicidade é viver o presente. Jogando um bom jogo entre amigos, eu esqueço todo o resto.
Por que criar jogos?
Criar faz parte da minha personalidade. Qualquer atividade pela qual eu me interesso me inspira a criar também. Já escrevi conto, romance, blog, desenhei quadrinho, pintei.
Mas com jogos de tabuleiro, esse impulso foi muito mais forte e duradouro, e vejo 2 razões pra isso:
1. O processo iterativo de criação – prototipa, testa, ouve o feedback, refaz – tem tudo a ver com o processo de criação de um designer gráfico (minha formação).
É a filosofia de criação com a qual eu já trabalhava desde o início da minha vida profissional, e por isso me adaptei plenamente.
2. Testemunhar o resultado da sua criação é muito mais gratificante quando você faz um jogo do que quando faz um conto ou uma pintura. Você vê no rosto das pessoas os momentos de diversão, de tensão e de descoberta.
Dá muito mais barato observar as pessoas se divertindo do que ouvir um relato posterior de como elas gostaram do seu quadrinho / conto / romance.
Um jogo especial para você e porquê
Hanabi é meu jogo favorito. Acho ele brilhantemente construído. As camadas de dedução que esse jogo consegue alcançar com apenas um deck de cartas é um feito.

Mas para além da mera admiração intelectual, Hanabi me proporcionou ótimas memórias e muita diversão. As jogatinas no meu grupo eram constantemente encerradas com o “Hanabinho da madrugada”, em que a gente jogava uma atrás da outra até zerar o jogo.
Gostou das respostas? Quem você quer ver aqui respondendo minhas 3 perguntas?
Descubra agora o melhor dos jogos de tabuleiro em meu INSTAGRAM!