Jogo de tabuleiro Sprawlopolis

Sprawlopolis, um divertido jogo de construir cidade que cabe no bolso

Jogo de tabuleiro Sprawlopolis

Sua cidade está crescendo e você precisa estar no controle de tudo! Toda prosperidade, organização e crescimento depende do seu planejamento, escolhas e principalmente prioridades…

Sprawlopolis da Funbox é um jogo de cartas para 1 até 4 jogadores onde o seu objetivo é construir a cidade do zero para assim vencer a partida superando a quantidade de pontos de acordo com os objetivos definidos na partida.

Como se joga Sprawlopolis?

Escolham 3 carta aleatórias, essas cartas serão as cartas que determinam a quantidade de pontos para vencer a partida e também a condição de pontuação de cada uma delas.

No exemplo abaixo, a equipe precisa fazer 19 pontos para vencer (3+1+15) e cada carta indica como receber pontos específicos de acordo com suas características.

O jogador inicial recebe 3 cartas, os demais uma e a carta do topo da pilha de compras é posicionada no centro da mesa para ser o ponto de partida da sua cidade e a partida está pronta para começar.

Na sua vez você precisa posicionar uma das suas cartas junto as cartas de cidade que estão na mesa, sempre encostando uma borda da sua carta à uma carta que já está na mesa.

Você pode cobrir partes das cartas na mesa mas precisa sempre se conectar a alguma carta e também deve coloca-la sempre na horizontal.

E a partida transcorre dessa maneira, o jogador da vez posiciona uma carta e compra outra, e a partida termina assim que todas as cartas acabarem.

A pontuação final deve ser considerada da seguinte maneira:

  • Sua maior quadra de cada cor vale 1 ponto por cada espaço nela
  • Cada estrada na sua cidade vale 1 ponto negativo, independente do tamanho dela (se você tiver múltiplas estradas perde 1 ponto para cada uma delas)
  • Além disso as 3 cartas de pontuação inicial precisam ser avaliadas e os pontos recebidos de acordo com cada uma delas
Cuidado com as estradas!

Ao final se sua pontuação for igual ou maior do que indicado pelas cartas iniciais de objetivos você e sua equipe venceram!

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores, bastando apenas manusear algumas cartas e posiciona-las na mesa. Caso o jogador sinta a necessidade o uso de um CARD HOLDER é uma alternativa (recomendo da Tabletop Master).

Fora isso é um jogo bem acessível para todos os públicos.

Dá para jogar com crianças?

SIM, é possível mas talvez não seja a opção mais interessante para a criançada, por ser um quebra-cabeça que exige um pouco de planejamento e atenção, embora possa agradar os mais velhos e possa ser usado como uma alternativa rápida para ter um tempo junto com eles.

O que achei do Sprawlopolis?

Sprawlopolis da Funbox cai naquela categoria de jogo para jogar sozinho. Não que isso seja ruim, e até pode ser jogado por mais pessoas, mas ele é bem interessante sozinho, pois trata-se de um quebra-cabeça com poucas peças (cartas) e que sempre vai oferecer um desafio diferente e bacana.

É muito bacana ver que o desafio proposto em cada partida pelas cartas de pontuação sempre será diferente. Além disso o desafio é real e faz você realmente considerar bem cada jogada, pois são poucas cartas e cada escolha faz diferença.

O jogo cabe literalmente no seu bolso (pelo seu formato carteira) porém precisa de um pouquinho de espaço para ser jogado, então nem sempre dá para jogar em qualquer lugar.

Pontos positivos:

  • Sempre um desafio novo pela combinação das cartas
  • Partidas rápidas
  • Formato carteira permite você levar o jogo para qualquer canto
  • As expansões adicionam bastante conteúdo para quem quer testar novos desafios e possibilidades
  • O jogo perfeito para quem quer jogar algo sozinho sem complicação ou demora para arrumar a mesa, além de ser super desafiador.

Pontos de atenção:

  • Como é um jogo cooperativo pode não agradar alguns grupos pois são poucas cartas para cada jogador e pode dar aquela sensação de não ter muito o que fazer na sua vez.
  • É um quebra-cabeça que varia de acordo com os objetivos de cada partida, o que pode não agradar quem busca desafios mais robustos.

Sprawlopolis foi o primeiro jogo lançado no Brasil em formato carteira e que foi uma grata surpresa, por ser um jogo barato e que oferece um desafio muito legal, especialmente para quem gosta de jogar algo sozinho mas sem muita complicação ou demora.

Jogo de tabuleiro Sprawlopolis

Muito gostoso de jogar com um desafio legal certamente vai agradar quem deseja um bom joguinho de bolso para jogar despretensiosamente, seja sozinho ou mesmo com os amigos!

Toda semana tem resenhas, artigos e dicas sobre jogos de tabuleiro lá no meu Instagram

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s