Jogo de tabuleiro Architectura

Architectura, você será capaz de ser o melhor construtor?

Jogo de tabuleiro Architectura

A disputa pela construção da melhor cidade já começou, e você quer contribuir com as melhores construções, mas cuidado pois os demais arquitetos estão de olho…

Architectura é um jogo de cartas da PaperGames para 2 a 4 jogadores onde cada um assume o papel de um arquiteto, construindo nas ruas e quadras da cidade e sempre atento pois cada construção afeta a construção ao lado e também possui habilidades que podem mudar a partida de diversas maneiras.

Como se joga Architectura?

As cartas de quadra (numeradas de 1 a 8) são posicionadas na mesa, cada jogador recebe um conjunto de cartas da sua cor (sem as cartas avançadas) e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo é fazer mais pontos ao final da partida, que é a soma dos valores das suas construções na cidade.

A cidade é composta por 8 quadras (colunas) e ruas na quantidade de jogadores (linhas), então em uma partida com 2 pessoas teremos sempre 8 quadras e apenas 2 ruas.

Cada jogador então compra 3 cartas do seu baralho e na sua vez ele deve colocar uma construção em jogo:

  • Ao lado de uma construção existente em uma rua (linha)
  • No primeiro espaço de uma rua que ainda não nenhuma construção
  • No lugar de uma carta virada para baixo (destruída)

Após posicionar sua construção o jogador deve comparar o valor dela com a construção à esquerda dela (mesmo que forem da mesma cor) e essa comparação considera o seguinte:

  • Se a carta à esquerda for pelo menos metade da nova carta, a carta à esquerda é destruída (virada para baixo)
  • Se a carta à esquerda tiver um valor menor que a nova carta, ela diminui seu valor, e você a rotaciona no sentido anti-horário. Se já estiver no menor valor nada acontece.
  • Se os valores forem iguais nada acontece
  • Se a carta à esquerda for maior que a nova carta seu valor aumenta, então você rotaciona a construção à esquerda sentido horário para aumentar seu valor.

E depois de comparar os valores e fazer os ajustes é hora de aplicar os efeitos da carta, que são descritos na própria carta.

É importante lembrar que tanto a comparação quanto a aplicação dos efeitos só acontecem quando você joga a carta, e não quando ela é movida ou reconstruída.

Após isso você compra uma carta para ficar novamente com 3 cartas na mão que é seu limite (que eventualmente pode ser alterado por algumas cartas).

A partida termina assim que ninguém puder colocar mais cartas em jogo. Se um jogador ficar sem cartas mas os demais ainda possuem eles continuam jogando. Após o término das cartas cada jogador conta os valores das suas construções vencendo quem tiver mais pontos!

Acessibilidade

Architectura não depende da identificação de cores ou manipulação de muitas peças, bastando apenas segurar 3 cartas e posiciona-la na mesa. Também é necessário rotaciona-la na mesa mas isso pode ser feito por qualquer jogador.

Sendo assim é um jogo muito acessível para todos os públicos, se os jogadores desejarem podem usar um cardholder para facilitar o manuseio das cartas.

Dá para jogar com crianças?

Sim, dá para jogar pois não é um jogo complexo e que oferece algumas escolhas interessantes para a criançada um pouco mais velha, à partir de 8 anos, que precisam decidir onde posicionar sua cartas e eventualmente escolher qual a carta mais interessante no momento.

O que achei do Architectura?

Architectura é mais um jogo de cartas da PaperGames que vai agradar aos jogadores que gostam de muita interação, pois afinal as construções posicionadas afetarão as construções ao lado, além do uso da habilidade de cada uma.

Por conta disso é um jogo bastante caótico, pois você não tem muito controle sobre as possibilidades de jogadas visto que você tem apenas 3 cartas na mão e pode eventualmente não ter como lidar com certas situações.

Isso não é necessariamente ruim, mas é um estilo de jogo onde seu controle sobre as situações são bem menores e você precisa lidar da melhor maneira possível.

Pontos positivos:

  • Partidas rápidas e muito dinâmicas
  • Bastante rejogabilidade, pois cada cor ainda possui um conjunto de cartas para ser usada no modo avançado o que muda bastante o jeito de jogar
  • Funciona bem com todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Muita interação e caos, o que pode não agradar muito jogadores que desejam ter bastante controle sobre o jogo, suas opções e estratégias.

Em Architectura cada jogador vai encarar o desafio de construir e trabalhar da melhor maneira possível para cuidar das suas construções em partidas muito dinâmicas e relativamente rápidas onde tanto suas decisões quanto dos demais vão afetar muito o que acontece na mesa!

Você está preparado para ser o melhor arquiteto?

Toda semana tem resenhas, artigos e dicas sobre jogos de tabuleiro lá no meu Instagram

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s