12 jogos para ajudar seu filho com matemática

12 jogos para ajudar seu filho com matemática

12 jogos para ajudar seu filho com matemática

Muitas famílias tem a percepção de que ensinar matemática é um assunto exclusivo da escola, e com isso perdem grandes oportunidades de ajudar a criançada a desenvolver o gosto pelos números e habilidades de cálculos.

Com isso muitas crianças sofrem e passam por muitas dificuldades no ambiente escolar justamente por não serem estimuladas em casa, o que pode ser feito muitas vezes de maneira descontraída e divertida.

Para ajuda-lo nessa tarefa eu vou indicar 12 jogos que podem (e devem) ser usados para estimular seu filho no mundo dos números.

Mas antes de falar dos jogos em si e como você pode explora-los, a primeira dica que você precisa é:

NÃO FAÇA O CÁLCULO PELO SEU FILHO

É muito comum os pais ao primeiro sinal de demora ou dificuldade já realizarem a conta pelo filho. Não faça isso, pelo contrário, aproveite o momento de diversão e ajude seu filho a chegar no resultado que ele precisa.

Isso vai deixa-lo mais confiante e animado ao perceber que já consegue vencer pequenos desafios com números, e consequentemente seu desempenho nas atividades escolares tende a melhorar nessa área.

Outra dica super importante é:

VÁ COM CALMA E APROVEITE TUDO O QUE O JOGO OFERECE

As vezes alguns conceitos matemáticos já fazem parte do nosso cotidiano (como adultos) que nem percebemos que eles ainda não existem ou estão claros para as crianças, e passamos a trata-las como se elas já dominassem essas informações (que nem ainda possuem).

Idéias como número ascendente ou descendente; por exemplo; ainda não fazem parte do universo de muitas crianças. Por isso explore o conteúdo do jogo, seja contando números simplesmente ou fazendo operações mais simples, e vá com calma assimilando cada idéia a seu tempo, sem pressa e sem pressão.

Vamos ao jogos então?

Jogo de tabuleiro CLAIM

Claim

Um pequeno jogo de cartas da PAPERGAMES para 2 jogadores, onde cada jogador precisa disputar cartas para formar seu exército para a batalha posterior.

A disputa das cartas é feita através da avaliação da força das cartas que foram jogadas por cada jogador, vencendo a maior.

Além disso cada facção tem um poder diferente, o que vai alterar a dinâmica das cartas em certos momentos, dando um aspecto mais estratégico sem tirar a simplicidade do jogo.

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Através do uso de conceitos como maior e menor além de avaliar probabilidades e também com a contagem e soma de valores.

Jogo de tabuleiro Coloretto

Coloretto

Em Coloretto da DEVIR cada jogador precisa formar conjuntos de cartas da mesma cor, de acordo com uma tabela que indica quantos pontos valem cada conjunto.

Entretanto somente 3 conjuntos contam pontos positivos, os demais conjuntos que você montar valerão pontos negativos (leia nossa resenha completa sobre esse jogo aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Coloretto pode ajudar seu filho na identificação e montagem de conjuntos e identificar quanto vale cada um para efeitos de comparação e saber qual conjunto é mais valioso.

Além disso ao final da partida vai trabalhar soma e subtração para obter-se a pontuação final.

Expedição azul no jogo Exploradores

Exploradores

Em Exploradores da DEVIR dois jogadores montam expedições, usando suas cartas para isso, porém cada expedição que é iniciada começa valendo menos 20 pontos, e o jogador precisa colocar o máximo de cartas em cada expedição para reverter essa pontuação e torna-la positiva (leia nossa resenha completa sobre ele aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Seu filho vai precisar avaliar o risco de abrir uma expedição, considerando as cartas que possui e as probabilidades de conseguir as cartas que eventualmente precisará.

Como as expedições podem receber cartas que multiplicam seu valor, o jogo vai auxiliar também na multiplicação ao final de cada partida, além de utilizar de contas de adição e subtração para a pontuação final.

Cartas do LEO jogo de tabuleiro infantil

LEO

Em LEO da DEVIR a juba do leão cresceu e ele precisa do auxílio de vocês para chegar até o barbeiro.

Usando cartas numeradas cada jogador vai movimentar o leão e descobrir se o relógio vai avançar ou não dependendo do local onde ele parar (leia nossa resenha completa sobre ele aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Para a criançada menor, LEO vai auxilia-los no desenvolvimento da habilidade de contagem de espaços, pois cada carta que os jogadores utilizam o leão avança a quantidade de espaços indicados.

Além disso os pequenos jogadores também serão estimulados a contar no relógio para adicionar as horas que o leão parou para conversar, reforçando a habilidade de contar sequencialmente sem pular números.

Jogo de tabuleiro Lhama

Lhama

Em Lhama da PAPERGAMES você precisa se livrar de todas as cartas na sua mão para receber menos pontos. As cartas que ficam com você são seus pontos, e você precisa coloca-las na mesa.

As cartas só podem ser colocadas na mesa em valores iguais ou o superior imediato ao número que está ali.

Se alguém jogar todas as cartas a rodada termina e as cartas na sua mão são seus pontos, porém cada conjunto de cartas vale apenas o valor do conjunto. Se eu tiver 3 cartas valor 4 eu recebo apenas 4 pontos por ter uma (ou mais) cartas de valor 4.

As fichas brancas valem 1 pontos e as pretas valem 10, sendo que sempre que eu jogar todas as cartas eu posso descartar uma ficha de pontos que eu possua.

Quem tiver menos pontos vence a partida assim que um jogador atingir 40 pontos.

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Lhama ajuda a identificar números na sequência, entender o conceito de conjuntos e avaliar as probabilidades, pois na sua vez você pode jogar uma carta, comprar uma carta ou sair da rodada e receber os pontos de acordo com as cartas na sua mão.

Uma sequência no jogo No Thanks!

No Thanks

Mais um jogo de cartas muito divertido da PAPERGAMES, em No Thanks seu objetivo é fazer menos pontos, sendo que os pontos são as cartas que você recolher.

Você começa com algumas fichas que ao final da rodada valem pontos e na sua vez você pode pegar a carta da rodada para você (e assumir aquele valor como seus pontos) ou passar a carta adiante colocando uma ficha nela.

Ao pegar cartas se você montar uma sequência aquela sequência valerá apenas o menor número dela ao invés do valor de cada carta.

No fim da rodada você soma suas cartas e subtrai suas fichas, sendo essa sua pontuação, vencendo que fizer menos pontos (leia nossa resenha completa sobre ele aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

No Thanks ajuda seu filho a avaliar as probabilidades, a pensar em números sequenciais e também em montar conjuntos, além das contas de adição e subtração.

Jogo de tabuleiro Pega em 6

Pega em 6

Em Pega em 6 da PAPERGAMES cada jogador recebe 10 cartas e precisa coloca-las na mesa em ordem crescente em 4 fileiras.

Se uma fileira receber a sexta carta o jogador é obrigado a recolher essa fileira e recebe os pontos de acordo com a quantidade de cabeça de bois.

A partida termina quando todas as cartas terminarem vencendo quem tiver menos pontos (leia nossa resenha completa sobre ele aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Pega em 6 vai ajudar seu filho a reconhecer números ascendente e descendente de uma maneira muito prática e direta, pois a idéia do jogo gira em torno justamente disso, de reconhecer a numeração de quão próximo seus números estão dos demais na mesa.

Sentinelas do Multiverso segunda temporada e RED7 digitais

RED7

Em RED7 da PAPERGAMES você precisa terminar sua rodada vencendo para continuar na partida.

Para isso você precisa cumprir a condição de vitória que está na mesa ou muda-la para assim cumpri-la.

Por exemplo, se a condição de vitória for ter a carta mais alta na mesa ou você joga uma carta para ser a mais alta na mesa ou muda essa condição de vitória para outra.

Vence a partida o jogador que não for eliminado por não cumprir a condição de vitória.

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

RED7 trabalha diversos aspectos matemáticos essenciais para seu filho, como maior menor, conjuntos (números iguais), números pares e sequência numérica, sendo muito fácil de jogar e muito interessante para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades.

Jogo de cartas SET

SET

SET da Galápagos Jogos é um jogo de cartas onde todos jogam ao mesmo tempo, procurando conjuntos de cartas com todas as características iguais (cor, forma, quantidade e fundo) ou todas diferentes.

Vence a partida quem conseguir mais conjuntos.

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

SET é essencialmente um jogo de formação de conjuntos, o que vai reforçar (e muito) esse conceito de maneira simples, fácil de compreender e muito divertida.

Jogo de cartas Sushi Go!

Sushi Go

Sushi Go! da DEVIR é um jogo de cartas muito bacana, onde cada jogador precisa montar conjunto de cartas para receber seus pontos ao final da rodada.

Cada conjunto funciona de uma maneira diferente em relação aos pontos, por isso cada um precisa avaliar as possibilidades e tentar pegar as cartas mais interessantes para sua estratégia (leia nossa resenha completa sobre ele aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Seu filho vai precisar lidar com as probabilidades de receber as cartas que deseja, além de organizar conjuntos e fazer as contas ao final da rodada para descobrir sua pontuação, como multiplicar.

Muito gostoso de jogar e super recomendado!

Jogo de cartas The Mind

The Mind

The Mind da Galápagos Jogos é um jogo cooperativo; ou seja; todos trabalham em equipe para vencer o desafio proposto.

Os jogadores precisam colocar as cartas em ordem crescente. Uma tarefa muito simples se pudesse haver qualquer tipo de comunicação entre os jogadores.

Em silêncio total e sem nenhum tipo de comunicação não verbal coloquem as cartas em ordem crescente para vencer.

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Pela simplicidade The Mind vai trabalhar com a criançada o conceito de sequência ascendente e descendente e proximidade, pois cada jogador precisa avaliar a proximidade do seu número com o número que está na mesa.

Jogo de tabuleiro Kingdomino

Kingdomino

Mais um jogo da PAPERGAMES em Kingdomino você precisa montar o reino mais próspero posicionando terrenos no seu reino ao estilo dominó.

As peças precisam ser do mesmo tipo de terreno em um dos lados e ao final da partida cada terreno vai pontuar pela quantidade deles vezes o número de coroas presentes ali (leia nossa resenha completa sobre ele aqui).

Como esse jogo ajuda seu filho com matemática?

Kingdomino vai ajudar seu filho a contar e fazer pequenas multiplicações ao final da partida para calcular seus pontos.

Vai também ajuda-lo a avaliar a melhor escolha dos terrenos pela quantidade de terrenos ou pela quantidade de coroas.

E você, conhece algum outro jogo que pode ser usado para ajudar a criançada a desenvolver habilidades matemáticas?

Descubra agora o melhor dos jogos de tabuleiro em nosso INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s