Marcos Macri

3 perguntas para Marcos Macri, da MS JOGOS

Essa semana nossas 3 perguntas foram para um dos maiores criadores de jogos de tabuleiro no Brasil.

Marcos Macri, paulistano, casado, pai de um menininho de quatro anos, divide seu tempo e energia entre duas profissões. É Mágico (com especialidade em shows infantis e close-up) e game designer de jogos de mesa.

Em 2012 fundou um selo editorial para publicar jogos de sua autoria, a MS Jogos. Desde então, dedicou-se a criar e desenvolver jogos para a coleção MS, que soma atualmente dez títulos no catálogo, três expansões, nove reedições e dois jogos premiados.

E vamos ver o que ele respondeu!

Por que jogar?

Jogar, seja um jogo de mesa ou não, é uma das atividades inerentes ao ser humano. Se fizermos uma rápida pesquisa sobre o tema na internet, vamos descobrir que os jogos de tabuleiro, mais especificamente, surgiram milhares de anos antes de Cristo e atravessaram séculos de história.

Jogar jogos de mesa só nos traz benefícios, dos quais eu destacaria três: (1) Estimula o raciocínio e a capacidade cognitiva das crianças. (2) Integra e socializa os adultos. (3) Estimula um olhar mais lúdico e criativo sobre a própria vida, independente da idade de quem joga.

Se analisarmos bem, todos nós jogamos diariamente, seja traçando objetivos e estratégias para atingi-los, bem como realizando movimentos (ações diversas) e tomando pequenas ou grandes decisões.

E indo mais além, jogar um bom jogo de mesa, não importa se somos mais ou menos competitivos, é sem dúvida uma das atividades sociais e intelectuais mais divertidas existentes.

Através de um jogo inteligente e temático, podemos assumir qualquer identidade, desde um pastor de ovelhas no campo até o líder de uma civilização alienígena. E isso é simplesmente genial!

Por que criar jogos?

Na infância e adolescência eu criava jogos por hobby e diversão. Mais tarde, percebi que poderia transformar esta vocação numa segunda profissão (também sou mágico profissional há mais de 20 anos!).

Hoje crio e desenvolvo jogos de tabuleiro para o mercado corporativo e social. Acredito que esta é uma missão, ou seja, levar entretenimento para as pessoas ao meu redor, seja através de um show de mágica ou de um jogo de mesa.

Este é o meu propósito, pessoal e profissional, e por isso crio jogos. Mas chegar até aqui não foi fácil. Entrei na área do design de jogos de mesa no final dos anos 2.000, numa época em que o nosso mercado estava iniciando sob vários aspectos e os recursos disponíveis eram escassos.

Felizmente a situação melhorou muito de um modo geral, com uma ressalva apenas. Hoje, a quantidade de lançamentos no país tem sido muito grande, o que torna a publicação de um jogo de mesa de autor nacional, um colossal desafio, uma vez que disputamos espaço nas mídias e eventos, com títulos estrangeiros famosos, e que já entram em nosso mercado com o marketing totalmente estruturado.

Um jogo especial para você e porquê

Jogo de tabuleiro O Vale dos Monstros

É uma pergunta difícil de responder porque não tenho apenas um jogo especial.

Quando faço uma breve retrospectiva da minha carreira, nos últimos nove anos, me deparo com momentos importantes que me trouxeram grande satisfação pois expressaram o reconhecimento do meu trabalho.

 Me refiro ao VALE DOS MONSTROS que publiquei pela Galápagos Jogos em 2011, ao GRAN CIRCO que foi o jogo de estreia do selo que fundei em 2012, ao DOGS que ganhou projeção internacional em 2017 e aos títulos premiados do nosso catálogo, JESTER – Prêmio Ludopedia em 2015 como Melhor Jogo Designer Nacional e XINGU – Prêmio Cubo de Ouro em 2019 como Melhor Jogo de Mesa.

Desculpe não ter citado apenas um jogo como foi pedido, mas estes que mencionei realmente possuem especial e idêntico valor, tendo em vista os momentos e conquistas que eles representam para mim.

E ai, você gostou? Qual jogo da MS JOGOS você já jogou? Me conta!

Descubra agora o melhor dos jogos de tabuleiro em nosso INSTAGRAM!

2 comentários

Deixe um comentário