6 passos para ensinar jogos perfeitamente

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

Você comprou aquele jogo que estava aguardando o lançamento a meses! A caixa chegou, você abriu, conferiu todas as peças, componentes e chegou até o manual.

Como você já havia assistido alguns vídeos achou que não precisava ler o manual, então deu uma folheada nele e colocou-o de volta na caixa.

E chegou o grande dia de jogar! Todos os amigos prontos ao redor da mesa, com o tabuleiro montado e tudo preparado quando você se dá conta que não sabe ao certo como ensinar o jogo para eles.

Você tem bastante informação na sua cabeça, mas por alguma razão não consegue imaginar uma maneira de comunicar isso para eles de um modo claro e eficiente.

Você já passou por essa situação? Afinal, se você já sabe o jogo deveria ser muito simples para ensinar outra pessoa, ou não?

Na verdade ensinar BEM um jogo é uma técnica e exige um certo preparo pois você precisa saber como faze-lo para ser bem sucedido e deixar todo mundo empolgado para jogar.

E a grande vantagem de saber explicar bem os jogos é que sua turma sempre estará animada para conhecer jogos novos, pois sabem que você é plenamente capaz de ensina-los e deixar a experiência muito legal.

Não existe nada pior do que uma pessoa confusa que não conhece as regras do jogo que está ensinando, por isso essa tarefa deve ser considerada com bastante carinho e atenção.

E para evitar isso, eu vou te ajudar apresentando 6 passos para você ensinar um jogo!

Leia o manual

IMG-20200504-WA0010

Essa dica parece óbvia, mas muita gente se perde durante a explicação do jogo porque na verdade nunca leu todo o manual e não compreende todos os detalhes do jogo.

Você pode assistir vídeos para te ajudar a entender as regras e a dinâmica do jogo, mas nem sempre todos os detalhes serão cobertos (ou apresentados da maneira correta) por isso nada substitui a leitura do manual.

Então separe um tempo para ler o manual com calma, de ponta a ponta, para você ter contato com todas as informações importantes do jogo, hoje é possível até baixa-lo para ler no celular nas horas mais tranquilas.

Já vi muitos casos onde as pessoas simplesmente estão jogando com regras tiradas de algum lugar por não terem paciência de ler uma ou duas linhas no manual.

Portanto leia, releia e tome notas até você ter certeza que já assimilou as idéias básicas do jogo através do manual.

Familiarize-se com as regras

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

Depois de ler o manual e estar ciente  das principais idéias do jogo você pode procurar por recursos adicionais para lhe ajudar.

Assistir vídeos com a explicação das regras ou mesmo partidas pode ser uma ótima maneira de ajuda-lo a visualizar na prática as os conceitos que você viu no manual.

E em caso de dúvida procure aquela informação que você viu no vídeo no manual, para ter certeza que aquela jogada ou ação estão de acordo com as regras do jogo.

Simule

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

Uma excelente maneira de colocar em prática seu entendimento do jogo é simular uma partida.

Coloque o jogo na mesa, organize uma partida (ainda que bem simples) entre 2 ou 3 jogadores e simule algumas rodadas controlando todos,  fazendo jogadas e explorando as possibilidades.

Isso pode parecer algo sem muito sentido, mas acredite vai te ajudar bastante pois você entenderá na prática vários aspectos que estavam somente na teoria, além de descobrir possíveis dúvidas e esclarecer várias regras.

Explique por partes

Depois de tudo isso feito chegou a hora de explicar para o pessoal. Um jeito muito eficaz de fazer essa explicação é ensinar o jogo por etapas.

Comece explicando O OBJETIVO do jogo. Diga para os jogadores qual a história do jogo e o objetivo para vencer. Essa parte é fundamental pois vai dar sentido para todo o restante da sua explicação.

Depois que todos já sabem qual o objetivo do jogo (fazer mais pontos, chegar primeiro, etc) você então começa a explicar COMO os jogadores fazem para atingir o objetivo proposto.

Tome cuidado para não misturar suas “estratégias e gostos” com a explicação das regras.

Permita que cada jogador entenda e descubra os melhores caminhos no jogo e deixe todos à vontade para fazerem perguntas e tirarem dúvidas, se você for explicar a questão mais pra frente informe aos jogadores mas deixe todos tirarem suas dúvidas e fazerem perguntas.

Tenha paciência

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

Jogue algumas rodadas para todos entenderem o funcionamento do jogo, não tenha pressa mas também não deixe que a explicação das regras tome muito tempo.

É comum surgirem muitas dúvidas dependendo do jogo ou das pessoas ali presentes, então mais vale todos ficarem satisfeitos em entenderem o jogo do que simplesmente saírem jogando apressadamente.

Permita que o jogador volte sua jogada imediata e seja flexível pois seu objetivo ali é conquistar a atenção do pessoal e não jogar impecavelmente.

A primeira vez não conta

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

Gaste mais tempo na primeira partida auxiliando os demais jogadores e tirando dúvidas do que planejando suas jogadas.

Caso seja necessário assuma o papel de quem vai coordenar as ações para todos entenderem bem o andamento do jogo, fornecendo recursos, administrando as cartas, organizando a ordem da rodada, etc.

Encare a primeira partida como um grande tutorial para todos entenderem bem o funcionamento do jogo. Claro que eventualmente um ou outro jogador sairão gabando-se da vitória, mas que essa pessoa não seja você.

Lembre-se: Seu objetivo é conquistar a atenção dos jogadores e criar um momento agradável que vá se repetir muita vezes, procure deixar então seu espírito competitivo um pouco de lado para proporcionar um tempo legal com a família e amigos.

E você? Tem dificuldade para explicar jogos? Acha que essas dicas podem te ajudar?

Com novidades todos os dias, siga nosso Instagram e fique por dentro do mundo dos jogos de tabuleiro!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s