La Viña, colha as melhores uvas para vencer

Jogo de tabuleiro La Viña

O magnífico vinhedo será herdado pelo mais competente…

La Viña é um jogo de cartas para 2 a 5 jogadores lançado pela DEVIR onde cada um precisa provar que é o administrador mais competente, colhendo e entregando as melhores uvas para a produção de vinho, que renderão pontos de prestígios!

Como se joga La Viña?

Cada jogador recebe uma carta de personagem e dois cestos onde armazenará suas uvas até a entrega. Recebe também uma quantidade de barris que representam as entregas que ele fará em cada adega no decorrer do jogo.

O vinhedo é posicionado no tabuleiro de acordo com a quantidade de jogadores.

As cartas de uvas são então posicionadas em ambos os lados de cada espaço do vinhedo.

Além disso são sorteadas as adegas que serão utilizadas naquela partida, onde os jogadores poderão entregar suas colheitas de uvas para receber pontos.

As adegas podem receber apenas UM tipo de uva ou diversos, e para cada entrega que você realizar você posiciona UM barril seu na adega e recebe os pontos correspondentes.

Jogo de tabuleiro La Viña

Na sua vez você deve avançar pelo vinhedo, posicionando seu jogador em um dos locais ali e PEGANDO uma carta, antes OU depois de se movimentar.

A carta a ser recolhida precisa ser sempre a carta do topo e deve ser colocada em um dos seus cestos.

Cada cesto acomoda uma certa quantidade de tipos e você precisa ficar atento pois a sua entrega na adega será de UM CESTO COMPLETO. Se o CESTO não puder ser entregue na sua totalidade essa entrega não pode ser realizada.

No exemplo abaixo o CESTO possui 3 tipos de uvas diferentes, de acordo com sua capacidade.

IMG-20200501-WA0008

Além disso existem ferramentas que aparecem nas cartas de uvas e que fornecem vantagens para seu proprietário.

Cada ferramenta pode ser usada uma vez e deve voltar para a reserva geral após o uso.

IMG-20200507-WA0001

Também existe uma adega que aceita qualquer UVA em qualquer quantidade, não é a melhor troca em termos de pontos mas é uma opção de troca.

Os jogadores alternam então seus turnos sendo o jogador da vez aquele que está em último lugar no caminho do VINHEDO e isso é importante pois você pode jogar diversas vezes antes de ser a vez do próximo, dependendo da sua posição.

IMG-20200507-WA0000

A rodada termina assim que todos os jogadores chegarem ao final do Vinhedo e realizarem suas respectivas entregas nas adegas.

A partida termina assim que os BARRIS de um jogador acabarem. Os demais ainda movimentam seu trabalhador naquela rodada mas após todos saírem são contabilizados os pontos vencendo quem tiver mais pontos de prestígios!

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores ou do manuseio de peças e cartas sendo possível os jogadores ajudarem uns aos outros se necessário, portanto é um jogo bastante acessível para quem tem limitações motoras ou dificuldades de identificar cores.

Dá para jogar com crianças?

SIM, mas somente com os mais velhos, à partir de 8 anos, pois é necessário coletar as cartas de acordo com as adegas, usar bem as ferramentas e considerar as melhores oportunidades de cartas na mesa.

É um jogo que ajudar a criançada a se planejar, ter objetivos a médio prazo (de acordo com as adegas) e visualizar boas oportunidades na mesa.

O que achamos de La Viña?

La Viña é um jogo de cartas muito gostoso de jogar, onde você precisa montar conjuntos de cartas mas observando sempre o tamanho do seus cestos.

A movimentação é muito interessante pois sempre o jogador que está na última posição é quem joga, então não existe uma ordem de turno definida e sim de acordo com a posição deles no vinhedo.

IMG-20200501-WA0005

O uso das ferramentas também é bacana pois você pode fazer algumas jogadas muito interessantes, pegando mais cartas, de espaços atrás de você, etc.

Pontos positivos:

  • Possui idéias simples e interessantes, como coletar cartas de acordo com os padrões necessários (adegas)
  • Funciona muito bem em duas pessoas
  • Agrada bastante pelo tema leve e diferente
  • Uma produção bem completa numa pequena caixa (vem bastante coisa!)

Pontos de atenção:

  • Dependendo dos jogadores é necessário jogar uma partida para todos entenderem as idéias envolvidas, como o uso das ferramentas e a movimentação que é sempre quem está por último.

La Viña é um ótimo jogo de cartas com idéias interessantes e muito bacana de jogar. É possível jogar com até 5 pessoas o que deixa a partida disputada e com uma duração legal.

Ele tinha uma pequena vinha junto aos muros do palácio
Um dia ele foi surpreendido por um pedido do rei…

Conteúdo novo todos os dias, siga nosso Instagram e fique por dentro do melhor dos jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s