6 jogos para falar sobre emoções com crianças

6 jogos para falar sobre emoções com crianças

6 jogos para falar sobre emoções com crianças

Raiva, frustração, angústia, medo e tristeza…Sentimentos que a grande maioria de nós adultos já compreendem e sabem lidar com boa tarde deles, mas e as crianças?

Será que eles sabem que aquilo que estão sentindo nesse momento é frustração?

Conseguem identificar uma angústia por alguma dificuldade de relacionamento com um amigo da escola? Eles precisam aprender a identificar suas emoções, para lidarem com elas da maneira mais apropriada.

Esse processo tem sido chamado de “educação emocional” que tem por objetivo ajudar a criança a identificar suas emoções e lidar adequadamente com cada uma delas.

E nesse processo diversos métodos podem ser usados para isso, como livros, músicas, atividades e é claro jogos de tabuleiro.

Identificar, expressar e controlar são as etapas necessárias para esse processo de entendimento das emoções acontecer, e o foco aqui é usarmos jogos para identificar esses sentimentos.

E a grande vantagem de usar jogos para trabalhar os sentimentos e as emoções é que você estará lidando com tudo isso em um ambiente controlado, com situações que favorecem o diálogo e a compreensão do que está acontecendo.

Vamos então falar de 6 jogos de tabuleiro que podem ser usados para falar sobre emoções com seus filhos e a criançada em geral.

São todos jogos muito divertidos e aqui estamos apresentando alguns exemplos mais práticos de situações que você pode encontrar nas partidas e usa-las, mas você pode usar outros jogos pensando nas situações que apresentamos aqui.

Cada sentimento no lugar correto no jogo infantil O Monstro das Cores

Monstro das Cores

Não temos como falar desse assunto sem mencionar o jogo O Monstro das Cores lançado pela DEVIR.

Nesse jogo ideal para crianças à partir de 3 anos os jogadores precisam ajudar o monstro a organizar seus sentimentos, e nesse processo vão também falando a respeito de cada sentimento.

Excelente para explorar o assunto, é um jogo simples mas com uma abordagem bem interessante, além de claro ser bem divertido e acessível para crianças menores (leia nossa resenha para conhecer esse jogo).

Jogo de tabuleiro Bandido

Bandido

Bandido da Papergames é um jogo cooperativo onde os jogadores precisam fechar os túneis impedindo a fuga do bandido.

Você pode usar o Bandido para falar a respeito da frustração e impaciência, pois nem sempre o jogador tem cartas que ajudam o time.

Então ele acaba precisando escolher a “menos pior” e os demais jogadores precisam entender e aceitar essa situação que atrapalha o time mas não pode ser evitada (leia nossa resenha para conhecer esse jogo).

Jogo de tabuleiro A Ilha Proibida

Ilha Proibida

Mais um jogo cooperativo, na Ilha Proibida da DEVIR os jogadores precisam trabalhar em equipe para recolher 4 tesouros e sair da ilha , enquanto ela vai afundando.

O jogo pode ser usado para os jogadores lidarem com a tristeza e a expressarem da maneira adequada, pois o jogo pode impor um grande desafio e a derrota depois de muito trabalho pode acabar sendo inevitável (leia nossa resenha para conhecer esse jogo).

Jogo de tabuleiro infantil CATAN Junior

CATAN Junior

CATAN Junior da DEVIR coloca os jogadores no papel de piratas que precisam construir seus covis nas ilhas e para isso precisam conseguir recursos como madeira, ouro e ovelhas.

O grande lance é que as decisões para obter recursos são tomadas exclusivamente pelos jogadores, como trocas de recursos e construções nas ilhas que também vão fornecer recursos. E quem construir todos os covis primeiro vence!

CATAN Junior pode ser usado para lidar com a raiva após ver seu amigo fazer uma excelente jogada e construir seus últimos covis para vencer (leia nossa resenha para conhecer esse jogo).

Jogo de tabuleiro infantil A Torre Encantada

Torre Encantada

Na Torre Encantada da DEVIR a princesa foi capturada pelo terrível feiticeiro e os aventureiros precisam liberta-la. Um dos jogadores assume o papel do feiticeiro escondendo a chave pelo labirinto, precisando recupera-la antes dos aventureiros.

É um jogo que tem um pouco da idéia do blefe, pois a chave é escondida por um dos jogadores que deseja recupera-la antes dos demais. Você pode usar esse jogo para lidar com a sensação de fracasso e como persistir para atingir seus objetivos.

Como dá para perceber os jogos de tabuleiro além de trazerem muita diversão e momentos de lazer em família também podem ser usados para conversar a respeito de situações e sentimentos com a criançada.

Aproveite sempre os momentos criados ali para que você conheça melhor seu filho e passe a desenvolver um relacionamento mais profundo e significativo com ele (leia nossa resenha para conhecer esse jogo).

IMG-20200406-WA0002_20200406131638093

Trapwords

Trapwords da DEVIR é um jogo de adivinhar palavras. Cada time recebe uma palavra e uma pessoa assume o papel de líder que precisa dar pistas para os demais descobrirem qual a palavra.

Além disso a outra equipe vai atrapalhar esse processo escolhendo palavras que a outra equipe não pode usar para dar dicas, sem que eles saibam quais palavras são essas.

Trapwords pode ser jogado com a criançada pois é um jogo bem flexível, e você pode usa-lo para falar à respeito da vergonha e timidez para se expressar, pois a necessidade de dar dicas para os demais pode deixar alguns jogadores mais acanhados (leia nossa resenha para conhecer esse jogo).

Gostou da nossa lista? Conhece algum outro jogo que pode ser usado? Conta pra gente!

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s