Jogo de tabuleiro Chicago Express

Descubra 13 jogos de tabuleiro com leilão

v

“Ouvi da senhora ali no fundo uma oferta…Quem dá mais?”

Quem não gosta de um bom e velho leilão? Onde você precisa avaliar bem o que está sendo oferecido, considerar quanto recurso você tem e os riscos e benefícios de comprar o que está sendo oferecido ou deixar para seus adversários…

Jogos de tabuleiro com esse elemento do leilão são jogos onde a interação entre as pessoas é grande e muitas vezes existe aquele conflito direto e muito blefe envolvido, afinal você (quase) nunca sabe a motivação dos demais jogadores.

Vamos apresentar então para você 13 jogos de tabuleiro onde você precisa ficar atento e acompanhar de perto o que está acontecendo, pois é necessário dar um bom lance ou ficar de fora daquele leilão!

Jogo de tabuleiro Biblios

Biblios

Em Biblios (que ainda não foi lançado no Brasil) os jogadores disputam na segunda parte do jogo pelas cartas de pergaminhos que foram colocadas na pilha que vai a leilão. É preciso então analisar bem as cartas que serão ofertadas, quanto dinheiro você tem e o valor de cada conjunto de cartas, que pode mudar bastante até o final do jogo.

É um jogo rápido mas com idéias interessantes, especialmente nessa fase de leilão (leia nossa resenha sobre ele aqui).

Jogo de tabuleiro Keyflower

Keyflower

Em Keyflower os jogadores disputam pelos terrenos que serão usados na construção do seu vilarejo, mas o grande diferencial no jogo é que você gasta seus trabalhadores como moeda no leilão, ou seja, quanto mais você aposta em um terreno, menos trabalhadores eventualmente você terá na fase de usar suas construções e terrenos.

É um jogo muito interessante, com um sistema de leilão que funciona muito bem em partidas com 2 pessoas, onde jogos com leilão não costumam ser bacanas.

Jogo de tabuleiro Power GRID

Power Grid

Já lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, em Power Grid os jogadores disputam pela compra de usinas que produzem energia elétrica. Cada usina tem um custo operacional e consegue alimentar um número de cidades.

Cabe a cada jogador avaliar as melhores oportunidades e considerar também a matéria-prima para alimentar suas usinas, pois uma usina relativamente barata pode no fim das contas custar caro para ser ativada.

Medici em versão de cartas

Medici

Medici foi lançado no Brasil pela Papergames, e cada jogador assume o papel de um mercador que deseja comprar as mercadorias que chegam ao porto para ser ao final da partida o mercador mais próspero.

O grande barato em Medici é que seu dinheiro usado nos lances pelas mercadorias são seus pontos, ou seja é preciso pensar bem, pois se você pagar caro em certas mercadorias isso certamente pode custar a vitória no final da partida.

Jogo de tabuleiro Jorvik

Jorvik

Um jogo muito bacana onde cada jogador assume o papel de um grupo de vikings que negocia mercadorias, contrata artesãos e soldados para se defender das invasões, vencendo ao final da partida quem tiver mais pontos de prestígio.

O grande lance em JORVIK é que você pode entrar no leilão apenas para encarecer aquela carta, porém ao fazer isso você perde a oportunidade de participar do leilão de outras cartas que podem ser interessantes para você. Uma idéia muito interessante que deixa o jogo com uma dinâmica diferente.

Jogo de tabuleiro Five Tribes

Five Tribes

Em Five Tribes lançado no Brasil pela Galápagos Jogos cada jogador assume o papel de um líder que deseja manipular as 5 tribos existentes, invocando gênios e movimentando as tribos entre os diversos locais para conseguir seus benefícios.

O leilão em Five Tribes é utilizado para determinar a ordem de jogo, quem joga primeiro e em qual ordem a sequência acontecerá, e isso pode ser determinante para aproveitar as melhores oportunidades que o posicionamento das tribos pode oferecer.

Isle of Skyie

Isle of Skye

Lançado no Brasil pela Papergames, o Isle of Skye coloca os jogadores para construirem seus reinos colocando peças que vão agregando pontos de acordo com cada critério de pontuação.

A grande sacada do leilão é que você decide o valor das suas peças em segredo e os jogadores podem cobrir o seu lance, então você precisa considerar bem se aquela peça é tão valiosa para você (ou seus oponentes).

Jogo de tabuleiro Abyss

Abyss

Também já lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, em Abyss os jogadores disputam pela supremacia para governar os povos. Você precisa recrutar aliados e comprar votos, explorando as profundezas.

O grande barato é que ao explorar as profundezas sempre que uma carta de aliado for revelada ela deve ser oferecida para os demais jogadores, trazendo uma certa tensão e uma maneira diferente de fazer um leilão.

Jogo de tabuleiro Chicago Express

Chicago Express

Em Chicago Express somos investidores que compram ações de empresas ferroviárias que estão se expandindo em direção à cidade de Chicago.

Cada empresa possui ações, que são leiloadas entre os jogadores e trazem ganhos para seus donos à medida que se expandem.

É um jogo com uma idéia de leilão bem tradicional, mas ainda sim muito interessante (leia nossa resenha completa sobre esse jogo aqui).

Será esse 35 uma boa idéia no jogo de cartas No Thanks!

No Thanks!

Lançado pela Papergames, No Thanks é um jogo de cartas onde seu objetivo é fazer o mínimo de pontos, evitando pegar cartas que serão seus pontos ao final da rodada.

E justamente nessa idéia de evitar cartas que o jogo tem uma idéia muito diferente e bacana de leilão, você paga para não pegar as cartas.

Isso deixa o jogo muito interessante, vale muito à pena conhecer (leia nossa resenha completa dele aqui).

Jogo de cartas Loot

Loot

Lançado pela Geeks N’ Orcs, Loot é um jogo de cartas simples mas muito divertido onde você disputa por fragatas carregadas de ouro atacando-as com seus navios piratas.

O leilão vem justamente nessa idéia dos ataques, onde você vai colocando seus navios piratas e aumentando o poder do seu ataque pelas fragatas que mais lhe interessam.

Um jogo muito rápido, simples e gostoso de jogar!

Jogo de tabuleiro Cyclades

Cyclades

Cyclades, lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, demanda dos jogadores a disputa pelo favor dos deuses para ser o primeiro a construir duas metrópoles no Arquipélago de Cyclades.

E a grande disputa no formato de leilão acontece nos lances que os jogadores fazem para obter o favor dos deuses,  pois apenas um jogador por turno pode contar com o favor das divindades.

Jogo de tabuleiro Tikal

Tikal

Um dos jogos da chamada “Trilogia das máscaras” lançado pela editora Conclave, onde você precisa explorar novos territórios buscando templos e seus valiosos tesouros.

É possível jogar Tikal de uma maneira ainda mais tática, adicionando um leilão para a aquisição das peças de terreno, usando para isso os pontos dos jogadores como se fosse o “dinheiro”.

Uma idéia interessante que deixa o jogo ainda mais bacana.

E para você, qual seu jogo preferido que envolve leilão? Conta pra gente 🙂

Quero ler mais artigos como esse?

Siga nosso Facebook   Instagram

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s