Jogo de tabuleiro Grasse

Produza os melhores perfumes em Grasse

Jogo de tabuleiro Grasse

Grasse é um jogo nacional, dos designers Bianca Melyna e Moisés Pacheco onde cada jogador vai aventurar-se pela cidade de Grasse (capital mundial da perfumaria) coletando recursos e essências para produzir e vender refinados perfumes.

Como se joga Grasse?

Seu objetivo em Grasse é ter mais pontos ao final de 4 rodadas, que são obtidos através da fabricação e venda de perfumes.

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa, cada jogador recebe um conjunto de uma cor com meeples e diversos marcadores além de 4 cubos com as quatro cores disponíveis (azul, cinza, branco e preto) e duas moedas.

Depois os jogadores distribuem os recursos (cubos e cilindros de essência) de forma aleatória na trilha de recursos, colocando 3 em cada espaço e o recurso que sobrar não será utilizado nessa partida.

Cada jogador agora vai posicionar seus discos maiores na trilha de recursos de maneira que todos os discos sejam usados, os espaços restantes recebem discos cinzas (neutros).

As cartas de perfume da moda, vanguarda, contratos e técnicas são posicionadas e a partida está pronta para começar.

img-20200102-wa0027_20200102115123452-597633680.jpg

Cada jogador na sua vez realiza duas ações:

  • Colocar um trabalhador seu em um dos espaços de ações disponíveis e realizar a ação daquele local

E também

  • Movimentar seu peão na trilha de recursos UM ou DOIS espaços.

Cada peão já posicionado na trilha de recursos deve ser pulado e caso você termine o movimento em um disco da sua cor você pode recolher dois recursos quaisquer daquele espaço.

Caso termine o movimento em um disco cinza pode recolher um recurso apenas e caso termine o movimento em um disco de outra pessoa você pode recolher um recurso pagando uma moeda para o dono do disco.

Os espaços de ações permitem as mais variadas, como receber moedas, trocar discos da trilha de recurso de lugar, recolher recursos sem pagar e vender perfumes entre outras.

img-20200102-wa00321198231744.jpg

Você também pode visitar o espaço das fábricas para produzir perfumes. Cada fábrica produz dois tipos diferentes.

img-20200102-wa0015_20200102114952743-473916442.jpg

Ao produzir um perfume você recebe um frasco do que foi produzido e 2 pontos, se o perfume for de vanguarda (de acordo com a carta naquela rodada) você recebe mais um ponto.

Se for um perfume exótico ele é mais valioso, então você recebe 3 pontos por ele.

img-20200102-wa0007_20200102114901767-1545901083.jpg

Você também precisa marcar na trilha correspondente o perfume produzido, pois existem 4 critérios que rendem pontos ao final de cada partida (além dos pontos acumulados na trilha).

img-20200102-wa0026_20200102115056183623997788.jpg

Os critérios são: Quem produziu mais perfumes iguais, quem produziu mais perfumes diferentes, quem vendeu mais e quem tem mais perfumes atrás do biombo.

Outro detalhe muito legal é quando você produz um perfume os recursos usados voltam para a trilha de recursos no tabuleiro, sendo que você decide o local em que cada recurso será colocado, sendo que cada espaço pode ter no máximo 4 recursos.

img-20200102-wa0001_20200102114930024-543589246.jpg

Existem no jogo algumas cartas que ajudam os mestres perfumistas,  são as cartas de contrato que valorizam os perfumes que você produz de acordo com as cartas que você tem, rendendo assim mais pontos em cada fabricação.

img-20200102-wa0028-1863073128.jpg

E as cartas de técnica tornam você um mestre perfumista ainda mais especializado, permitindo a produção de perfumes com menos recursos e facilitando sua vida, no exemplo abaixo, quem tiver essa carta para produzir um perfume verde não precisa do cubo branco.

img-20200102-wa0013-1204189813.jpg

O jogo se passa em 4 rodadas, onde em cada rodada os jogadores vão usar seus 4 trabalhadores, ao final da última jogada na quarta rodada os jogadores podem ainda produzir um último perfume sem necessidade de visitar a fábrica, vencendo a partida quem tiver mais pontos, somando a trilha de pontuação com os 4 critérios de final de jogo.

Acessibilidade

Os jogadores precisam manusear alguns componentes durante a partida, mas isso pode ser feito com a ajuda dos demais jogadores.

Os jogadores também não precisam segurar cartas e não existe dificuldade para identificar as cores pois são bem distintas e cada perfume tem uma cor e um símbolo (o pessoal ainda foi muito cuidados no financiamento coletivo oferecendo a possibilidade de comprar o jogo com marcadores para facilitar a identificação dos elementos coloridos).

Grasse Daltonismo

Dá para jogar com crianças?

SIM! Com a criançada mais velha, à partir de 7, 8 anos o jogo é bem acessível e interessante para eles, especialmente pelo planejamento que podem fazer e executar de maneira simples (afinal na sua vez você coloca um trabalhador e depois recolhe recursos).

O tema e visibilidade dos recursos ajudam bastante, fugindo dos temas mais abstratos e materializando a produção dos perfumes nos lindos frasquinhos!

O que achamos do Grasse

Grasse é aquele jogo de tabuleiro bonito (e põe bonito nisso) e com um tema muito interessante e diferente para quem está começando a jogar e busca um jogo com uma certa simplicidade sem perder no desafio e possibilidades.

O jogo entrega uma experiência muito legal, onde cada jogador vai precisar planejar e se organizar para conseguir os recursos que precisa para produzir os perfumes que deseja, mas não é um jogo simples, pois é preciso entender o que cada local oferece e como conseguir mais recursos com menos ações sempre que possível.

A cada rodada um novo local torna-se disponível, acrescentando mais possibilidades e deixando o jogo ainda melhor, pois em cada partida os locais serão diferentes.

Jogo de tabuleiro Grasse

As cartas de contrato e técnica são ótimas para ajudarem os jogadores a terem um foco mais definido e aproveitarem melhor as oportunidades.

Pode assustar um pouco no começo pelas possibilidades, mas depois de uma partida os jogadores certamente já estarão mais à vontade com o jogo.

Pontos Positivos:

  • Não dá para ignorar, o jogo é extremamente bonito, com destaque para os frascos de perfumes e as belas ilustrações.
  • Muitos caminhos e possibilidades para você escolher durante a partida
  • Não é um jogo apertado, onde você sofre para conseguir o que precisa, mas sim um passeio pelo campo onde com um pouco de organização você chega onde planejou
  • Adequado para todos os públicos, desde crianças e quem nunca jogou nada até o pessoal que já está familiarizado com jogos
  • O jogo ainda vem com algumas mini-expansões que podem adicionar ainda mais desafio e variedade ao jogo
  • Os tapetes para colocar as cartas são excelentes
  • O insert de espuma ajuda a acomodar bem os componentes

img-20200102-wa0022510657564.jpg

Pontos de atenção:

  • Existem diversos aspectos para controlar no jogo, então é fundamental jogar com alguém que já conheça bem o jogo e consiga ajudar a administrar tudo, pois em certos momentos é preciso andar na trilha de pontuação, marcar a produção do perfume, conferir se ele não é o perfume da moda ou vanguarda, então é bom ter um jogador para ficar mais atento a esses detalhes até todos estarem bem familiarizados.
  • Pode não agradar quem procura desafios mais intensos ou muita interação entre os jogadores.
  • Pode causar alguns espirros em jogadores mais sensíveis ao saquinho cheiroso que vem com o mesmo, mas isso é fácil de resolver deixando o jogo aberto alguns dias para diminuir o cheiro.

img-20200102-wa0034851511935.jpg

Grasse é mais um grande jogo nacional, com uma belíssima produção e idéias muito bacanas e bem implementadas, que unidas à um tema diferente entregam um jogo gostoso, divertido e ao mesmo tempo simples e muito acessível.

Quer ler mais resenhas de jogos de tabuleiro como essa?

Acompanhe nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s