20 jogos para desenvolver competências socioemocionais

20 jogos para desenvolver competências socioemocionais

20 jogos para desenvolver competências socioemocionais

O grande desafio para as mamães e papais da nova geração é preparar seus filhos para desenvolverem as competências necessárias para enfrentar os desafios do século 21.

E uma das alternativas que tem sido discutidas justamente para isso é o desenvolvimento das competências socioemocionais, pois através delas a criança aprende a colocar em prática as atitudes e habilidades que necessita para controlar suas emoções, alcançar seus objetivos, manter uma relação de empatia com o próximo e tomar decisões com responsabilidade entre outras coisas.

E o desenvolvimento dessas competências passa por cinco grande áreas que tem sido definida pelos pesquisadores e chamadas de “BIG FIVE” que são:

  • Abertura a novas experiências

Alguns exemplos de traços de personalidades que estão ligados com essa área: Originalidade, Otimismo, sensibilidade e curiosidade.

  • Consciência

Autocontrole, disciplina, organização, autonomia e compromisso são alguns traços que estão ligados com essa área.

  • Extroversão

Traços como energia, entusiasmo e acolhimento estão conectados a essa área.

  • Amabilidade

Modéstia, tolerância, empatia e confiança no próximo são traços que se conectam a essa área por exemplo.

  • Estabilidade Emocional

Autocontrole, resiliência e autoconfiança são traços que se ligam a essa área por exemplo.

E o desenvolvimento das competências pode ser muito bom para o também desenvolvimento em áreas que não parecem tão relacionadas. Por exemplo, ao trabalharmos a consciência a criança se torna mais eficiente, organizada e orientada a objetivos (batalhadora) o que pode ajuda-la em áreas como matemática.

E uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas famílias para ajudarem seus filhos e a criançada em geral a desenvolverem e estimularem as competências socioemocionais são os jogos de tabuleiro.

Os jogos ocupam um lugar muito especial nesse processo, pois enquanto a criança está se divertindo é possível perceber, avaliar e trabalhar diversas competências. E justamente nesse momento de brincadeira é possível colocar as crianças em situações muito próximas da vida real e permitir que elas possam adquirir conhecimentos e trabalhar a relação com os demais jogadores.

E vamos aqui listar 20 jogos de tabuleiro para crianças que você pode usar para ajudar seu filho a desenvolver suas competências socioemocionais.

Capitão Silver

Jogo infantil Capitão Silver

Esse divertido jogo da Calamity Games coloca seu filho para ser um destemido pirata, que precisa pegar os mais valiosos tesouros e para isso precisa chegar até a ilha, e para isso ele precisa completar as fileiras retirando os objetos de uma sacola, onde todos os jogadores fazem isso ao mesmo tempo!

Capitão Silver certamente ajudará seu filho a desenvolver resiliência, que é a capacidade de se adaptar rapidamente as mudanças, além de ajuda-lo a trabalhar sua autonomia, pois como todos jogam ao mesmo tempo ele precisa tomar suas decisões.

Carcassonne

Imagem DEVIR Carcassonne

Um clássico dos jogos de tabuleiro da DEVIR coloca os jogadores para construirem cidades, estradas e monastérios. Seu filho vai trabalhar a eficiência e a organização para tentar realizar as melhores construções.

Catan Junior

Construir covis para vencer no jogo de tabuleiro infantil CATAN Junior

Um dos lançamentos para o público infantil de 2019 da DEVIR, CATAN Junior vai estimular seu filho a trabalhar a curiosidade, organização, disciplina e batalha por objetivos, pois cada jogador precisa coletar recursos para fazer as construções que precisa ao longo da partida.

O Monstro das Cores

A menina e o monstro no jogo infantil de tabuleiro O Monstro das Cores

Outro lançamento da DEVIR para o público infantil, no Monstro das Cores, que é baseado no livro, os jogadores serão incentivados a falarem a respeito dos seus sentimentos, trabalhando a autoconfiança, acolhimento e a empatia.

Dr. Eureka

Fórmula completa no jogo infantil Dr. Eureka

Um jogo super divertido para a criançada montar fórmulas, vencendo o mais rápido. Vai ajudar seu filho a desenvolver autoconfiança, batalha por objetivo e organização.

A Torre Encantada

Jogo de tabuleiro infantil A Torre Encantada

Na Torre Encantada da DEVIR os aventureiros precisam libertar a princesa, que foi presa por um mago malvado. A criançada vai desenvolver a curiosidade, otimismo e tolerância, pois precisam trabalhar em equipe além da fantasia.

Flap Flap

Muitas borboletas em Flap-Flap

Mais um título infantil da DEVIR, em Flap Flap os jogadores precisam ser rápidos para encontrarem as borboletas, dessa maneira vai trabalhar a autonomia e autocontrole, pois todos procuram pelas borboletas ao mesmo tempo!

Kingdomino

Jogo de tabuleiro Kingdomino

Um jogo da Papergames que pode ser jogado com crianças mais velhas (a partir de 7 anos) que vai incentiva-los a montar o melhor reino e que vai ajuda-los a trabalhar a organização, eficiência e resiliência, pois nem sempre as melhores peças estarão disponíveis para você!

Macacos Me Mordam

Árvore do jogo infantil Macacos Me Mordam

Um lindo título da Curió Jogos, o Macacos coloca a criançada para construirem uma árvore e coletarem bananas, estimulando a empatia, simpatia e a confiança no próximo, além do otimismo!

O Labirinto Mágico

O dado para mover-se no jogo de tabuleiro infantil O Labirinto Mágico

Um dos grandes lançamentos da DEVIR para o público infantil em 2019, o Labirinto Mágico coloca a criançada na busca por símbolos mágicos em um labirinto com paredes invisíveis.

Certamente esse jogo vai ajuda-los a desenvolver a curiosidade, autonomia e autoconfiança para decidir os melhores caminhos à percorrer.

Bolachas

Muitas guloseimas no jogo infantil Bolachas

Mais um jogo da DEVIR que coloca a criançada em busca dos melhores doces e para isso eles precisam ser rápidos. É um jogo que vai estimular a autonomia, autoconhecimento e o senso estético da criançada.

Picnic

A simpática latinha do jogo infantil Picnic

Outro título da DEVIR que coloca os jogadores para colocarem na mesa seus alimentos da maneira mais rápida possível. Um jogo que vai ajudar no desenvolvimento da autonomia, batalha por objetivos, disciplina e autoconfiança.

Sobrevivência na Amazônia

Jogo de tabuleiro Sobrevivência na Amazônia

Um trabalho nacionalindependente do Roberto Tostes, onde os jogadores precisam registrar ameaças na floresta, animais em extinção e caminharem em direção ao ponto de resgate. Certamente é um jogo que vai trabalhar objetividade, curiosidade e ampliar os interesses da criançada.

Quisssama

Locais do tabuleiro do jogo Quissama

Outro jogo nacional, do Ricardo Spinelli baseado no livro de mesmo título, Quissama coloca os jogadores para conquistarem personagens históricos do Brasil em um ambiente da capoeira no Brasil imperial. Um título que vai ajudar a pensar sobre objetividade, batalha por objetivos e a curiosidade.

Spinderella

Jogo de tabuleiro Spinderella

O jogo das aranhas e formigas da DEVIR coloca os jogadores no papel das formigas que precisam chegar nas frutinhas fugindo das aranhas. É um título que vai estimular competências como criatividade, busca pela inovação e resiliência.

Telma

Jogo de tabuleiro TELMA

Mais um título da DEVIR que coloca os jogadores para se livrarem das suas cartas, o jogo  vai trabalhar originalidade, entusiasmo e autocontrole.

Quem Foi?

O coelhinho do jogo infantil Quem Foi?

Um jogo infantil da Papergames onde você precisa livrar seu animalzinho da acusação de ter feito cocô no meio da sala. Vai ajudar seu filho a desenvolver a sociabilidade, objetividade e organização.

Zombie Kidz

Personagens do jogo de tabuleiro infantil Zombie Kidz

Um título infantil da Galápagos Jogos vai colocar seus filhos para defenderem a escola de uma invasão de Zumbis. Como é um jogo em equipe vai estimular competências como sociabilidadeconfiança no próximo e tolerância.

A Ilha Proibida

Jogo de tabuleiro cooperativo A Ilha Proibida

Outro título da DEVIR para jogar em equipe, a Ilha Proibida exige um trabalho de grupo, incentivando os participantes a terem otimismo, tolerância e confiança no próximo.

Leo

Cartas do LEO jogo de tabuleiro infantil

A criançada precisa levar o leão LEO da DEVIR para cortar a juba, e para isso precisam trabalhar em conjunto para atingir o objetivo, estimulando habilidades como sociabilidade, empatia e tolerância.

Como é possível perceber, para desenvolver as habilidades necessárias para o século 21 é importante trabalhar as competências socioemocionais, e para isso você pode contar com os jogos de tabuleiro para o auxiliar nessa jornada.

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s