Brincar é tudo de bom!
No mundo da correria, tecnologia e altíssima velocidade, onde tudo precisa ser rápido, vemos que algumas coisas mais antigas, como brincar, não saem da moda!
Fato é que para que o desenvolvimento infantil seja pleno, é necessário que a criançada brinque, e brinque muito, afinal, são através das brincadeiras que diversos aspectos cognitivos, sociais e psicológicos são desenvolvidos e aperfeiçoados.
E uma das maneiras que existem para a criançada brincar são os jogos de tabuleiro!
SIM, eles são um ótimo brinquedo, pela diversão que proporcionam, pelo desafio que trazem consigo e pelo grande estímulo para o desenvolvimento como um todo.
O jogo desempenha certamente um papel fundamental no desenvolvimento da criançada, não é à toa que brincar e jogar sempre fizeram parte da história humana, sendo inclusive um direto da criança!
E por tudo isso precisamos então considerar os:
Benefícios dos jogos para a crianças
Afinal, os jogos trazem muitos benefícios para a criançada, e vamos listar aqui alguns para você considerar.
Os jogos desenvolvem a comunicação
Muitos jogos de tabuleiro são excelentes para estimular a comunicação e o desenvolvimento da linguagem, pois os jogadores precisam ouvir e falar para atingir o objetivo do jogo.
Muitas vezes é necessário negociar, trocar, solucionar ou chegar a um acordo para que o jogo se desenvolva.
E os jogos cooperativos, como a Ilha Proibida, LEO ou Ladybug’s Party são ótimas ferramentas para o desenvolvimento da comunicação pela necessidade de um constante diálogo para tomada de decisões.
Outro jogo muito interessante para esse desenvolvimento é o Codenames, que exige a associação de palavras de uma maneira bem criativa.
Um jogo recém lançado para a criançada à partir de 3 anos é o Monstro da Cores que estimula a verbalização dos sentimentos à medida que o Monstro se movimenta pelo tabuleiro.
Os jogos desenvolvem a capacidade de raciocinar com números
Outro grande benefício que os jogos de tabuleiro proporcionam é a capacidade de raciocinar com números e usa-los de maneira ágil, usando operações matemáticas.
Jogos como Formigas na Teia, Sushi Go! e Fruit Salad contribuem para contagem sequencial e realização de planos e operações numéricas.
Outra opção muito acessível é usar o jogo MANCALA para trabalhar esses aspectos numéricos.
Além disso pela aplicação que as crianças fazem dos números e das operações, o aprendizado acaba sendo muito mais significativo, pois a criançada usa todos os elementos na prática.
Os jogos desenvolvem o raciocínio lógico
Como parte das habilidades que os jogos desenvolvem, a capacidade de raciocinar está presente permitindo o estabelecimento de conexões entre elementos e resolução de problemas extraindo conclusões.
Os jogos também permitem o desenvolvimento de percepções tridimensionais, ao imaginar objetos ou perceber a colocação de peças.
Jogos como Ubongo vão ajudar muito no desenvolvimento do raciocínio, incentivando a criança a compreender a área e usar a orientação e encaixe das peças para solucionar o problema.
Outra opção é o The Climbers que vai estimular o raciocínio e a aptidão espacial pela possibilidade de movimentação das peças.
E mais uma opção muito interessante mais ao estilo quebra-cabeça é o CILADA que fez parte da infância de muitos!
Os jogos desenvolvem a memória
Sabe por que a criançada adora jogos que envolvem memória? Porque é uma das habilidades mais presentes na infância e que as crianças são tão boas ou até melhores que os adultos.
E numa época onde a memória tem sido cada vez mais desvalorizada é importante usar jogos que trabalham esse aspecto.
Jogos como Fantasma Blitz, Cocoricó Cocorocó e o lindíssimo Labirinto Mágico vão estimular a memória da criançada.
Tá vendo? Jogar além de divertido traz muitos benefícios para a criançada, então não se esqueça de jogar com ele e viva JOGANDO MAIS!
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no
Facebook, Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia