Jogo de tabuleiro The Climbers

Para o alto e avante em The Climbers

Os alpinistas estão prontos, mas a escalada não será fácil, afinal a montanha está sempre mudando…

Jogo de tabuleiro The Climbers

The Climbers, da Mamute Jogos é um jogo de tabuleiro para 2 a 5 alpinistas que precisam escalar a montanha, que está sempre mudando, vencendo a partida o alpinista que estiver no topo quando a partida terminar!

Como se joga The Climbers?

Todas as peças são colocadas (35 ao total) no centro da mesa formando uma verdadeira montanha. A única regra é que as 2 peças maiores neutras estejam totalmente escondidas. Não podem haver buracos ou blocos saindo para fora da estrutura.

Cada jogador recebe uma escada maior, outra menor e um marcador de bloqueio e a partida está pronta para começar.

Na sua vez, o jogador pode mover seu alpinista e também mover ou girar blocos desocupados.

O seu alpinista só pode se mover para blocos da sua cor ou da cor neutra, nunca na diagonal e nem para baixo, e pode se movimentar a quantidade de espaços (da sua cor ou neutros) que forem possíveis.

Além disso, para se movimentar o seu alpinista precisa ser maior do que o bloco que ele deseja subir, como no exemplo abaixo.

Jogo de tabuleiro The Climbers

Caso seu alpinista seja menor do que o bloco para onde ele deseja ir, você pode usar tanto sua escada maior quanto a menor (as escadas só podem ser usadas uma vez, portanto use-as com sabedoria).

img-20191105-wa00092028816809.jpg

Movimentar o alpinista é opcional, mas girar ou movimentar um bloco não. O único bloco que não pode ser movimentado é o que foi no turno anterior.

Você ainda pode usar seu disco de bloqueio para impedir que aquele bloco específico não seja movimentado nem girado até seu próximo turno.

A partida termina assim que não for possível movimentar nenhum bloco. O jogo termina imediatamente e o jogador na posição mais alta é o vencedor.

Acessibilidade

Os jogadores precisam manipular constantemente os blocos e eventualmente ficarem de pé para darem uma boa olhada na estrutura. Sendo assim é necessário uma boa coordenação motora para isso.

O jogo não é recomendado para quem possui limitações motoras, pois qualquer esbarrão mais brusco pode derrubar diversas peças.

Jogo de tabuleiro The Climbers

Não existe uma dependência de cores pois todas as informações são abertas e os jogadores podem ajudar quem tiver eventuais dúvidas.

Dá para jogar com crianças?

Sim! É possível jogar The Climbers com crianças à partir de 4 anos, acompanhada por adultos. O jogo é simples e pode ser compreendido pela criançada, sendo muito divertido vê-los estudando a montanha e procurando as melhores opções de movimentos.

Eventualmente é necessário um pouco de paciência para que eles entendam as idéias envolvidas. O jogo também pode ser um pouco longo dependendo da idade e da experiência das crianças.

Jogo de tabuleiro The Climbers

O jogo também estimula a coordenação motora e psicomotricidade da criançada, sendo um jogo muito divertido para eles pela similaridade com aqueles jogos de montar e encaixar peças.

O que achamos do The Climbers?

Um jogo com idéias simples mas muito bem implementadas. The Climbers chama atenção pela manipulação dos blocos de madeira, e cada jogador precisa ficar muito atento para avaliar as melhores opções.

Saber usar as ferramentas no momento certo com certeza fará toda diferença, pois as opções de movimento ficam cada vez mais restritas.

img-20191105-wa00041278489352.jpg

O jogo também acomoda até 5 jogadores e as partidas podem se estender um pouco dependendo de como os jogadores encaram as possíveis decisões e opções disponíveis.

Pontos positivos:

  • Um jogo simples mas que entrega um bom conteúdo em termos de decisões
  • A idéia de manipular grandes peças de madeira é muito bacana
  • Acomoda uma quantidade interessante de jogadores
  • Pode ser jogado com qualquer tipo de jogador, desde os mais casuais até mesmo com quem já joga.

Pontos de atenção:

  • As partidas podem demorar um pouco dependendo do tempo gasto por cada um para tomar suas decisões
  • Precisa de uma mesa firme e um pouco de cuidado, pois qualquer esbarrão ou sacudida pode atrapalhar a partida.

The Climbers foi uma grata surpresa que conhecemos no Board Game São Paulo e que entrou para a coleção por ser um jogo muito legal, que oferece mais uma ótima opção tanto para crianças quanto para adultos.

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s