Quebra-cabeça montado no jogo de tabuleiro Ubongo

Encaixe as peças e grite UBONGO

Jogo de tabuleiro Ubongo

“Um quebra-cabeça rápido para quem tem nervos de aço…”

Ubongo da DEVIR coloca os jogadores para pensarem rápido, pois precisam montar o quebra-cabeça com as peças disponíveis o mais rápido possível. Para 2 a 4 jogadores em partidas rápidas e cheias de emoção com duração média de 20 a 30 minutos.

Como se joga Ubongo?

Cada um recebe um conjunto de 12 peças que serão usadas para montar os quebra-cabeças.

A ampulheta e o dado são posicionados no centro da mesa. Cada jogador recebe um tabuleiro e combinam qual lado vão usar (lado mais fácil utiliza 3 peças, lado mais difícil 4), e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo em Ubongo é ser o mais rápido na montagem do quebra-cabeça daquela rodada. A escolha do desafio é feita através da rolagem do dado, que indicará aos jogadores quais peças eles deverão usar. Veja o exemplo abaixo:

Peças do jogo de tabuleiro Ubongo

Após a rolagem do dado, a ampulheta é virada e o tempo está contando. Você precisa então rapidamente separar as peças e começar a montar o quebra-cabeça, ou seja, preencher toda a área do tabuleiro com as peças indicadas.

O primeiro a realizar o feito grita “UBONGO” e pega a primeira jóia do marcador que fica no centro da mesa, e em seguida retira mais uma do saquinho. O segundo a completar o desafio pega a segunda jóia e mais uma do saquinho. O terceiro e o quarto pegam apenas uma jóia do saquinho.

O tempo permitido para montar o quebra-cabeça é de duas viradas da ampulheta, sendo que após a segunda virada caso alguém não tenha conseguido montar a rodada termina.

Para a rodada seguinte os jogadores pegam um novo tabuleiro cada um, rolam o dado, viram a ampulheta e começam novamente: Separar as peças indicadas e montar o quebra-cabeça.

Quebra-cabeça montado no jogo de tabuleiro Ubongo

Ao final de 9 rodadas somam-se os pontos com base no valor das jóias e quem tiver mais pontos é o grande vencedor!

Acessibilidade

Não existem dependência de cores no jogo, pois as peças são diferentes e as jóias abertas, ou seja, todos sabem a quantidade de todos. Entretanto Ubongo exige agilidade e velocidade na manipulação das peças, o que pode não ser adequado para um grupo com limitação de movimentos.

Dá para jogar com crianças?

Ubongo é ótimo para a criançada, mas é preciso eventualmente um certo cuidado. Dependendo da idade; por exemplo; pode-se optar por não marcar tempo, sendo o desafio apenas montar o quebra-cabeça (que já é bastante prazeroso em si).

Como os tabuleiros possuem dois lados pode-se começar com o lado de 3 peças e posteriormente evoluir para o de 4, é uma boa idéia também.Também é preciso um pouco de cuidado para não desestimular quem tiver mais dificuldade, pois é um jogo que depende bastante da agilidade de raciocínio.

O marcador de rodadas do jogo Ubongo

Seja qual for a idéia de uso certamente é uma ótima idéia para a molecada.

O que achamos do Ubongo?

Ubongo certamente agrada aos jogadores que buscam desafios ao melhor estilo de encaixar peças. É ideal para colocar na mesa para jogar com amigos ou a família, em partidas rápidas, simples mas com um desafio gostoso.

O jogo conta com dois modos de dificuldade, sendo possível usa-lo de acordo com o nível dos jogadores. Ubongo tem uma produção caprichada, com peças resistentes, um material bonito e um insert que acomoda tudo muito bem na caixa.

Pontos Positivos:

  • Ótimo para jogar com amigos e família em partidas mais descontraídas
  • Simples e rápido de explicar e jogar
  • Possível adaptar para diversos usos dependendo do grupo, como jogar sem tempo, diminuir a quantidade de rodadas, etc
  • Estimula a atenção, raciocínio e percepção visual
  • Funciona bem em todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • É um jogo que depende da velocidade e raciocínio para montar os quebra-cabeças, o que pode não agradar alguns jogadores que buscam outros tipos de desafios

Ubongo é o jogo para quem não está acostumado a jogar ou para quem busca um jogo rápido, simples mas muito desafiante. Para jogar com os amigos, com a família e com a criançada, está esperando o quê para terminar seu quebra-cabeça?

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s