Jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Tenha mais cenouros em Bunny Kingdom

Jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

“A paz reina no reino dos coelhos, e agora você precisa trabalhar e muito para tornar seu clã de o mais próspero. Reúna recursos, construa cidades e fortalezas e conduza sua coelhada à glória!”

Bunny Kingdom lançado no Brasil pela RedBox editora coloca você no comando de um clã de coelhos que deseja ser o mais rico e próspero. Um jogo para 2 a 4 jogadores com duração média de 60 a 90 minutos onde você vai construir cidades, fortalezas, coletar recursos e reunir feudos para ser o mais rico!

Como se joga Bunny Kingdom?

Cada jogador escolhe uma cor de coelhinhos e recebe uma quantidade de cartas de acordo com a quantidade de jogadores. O tabuleiro é posicionado no centro da mesa e os recursos e construções à parte.

As cidades que estão marcadas no tabuleiro já recebem as construções e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo é fazer o máximo de pontos possíveis no jogo, e isso pode ser feito de duas maneiras:

Construções e recursos – O jogo se passa em 4 rodadas e ao final de cada uma vamos contar a pontuação de recursos e cidades.

Cidade de uma torre no jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Cada cidade construída é considerada pela quantidade de torres que possui nela, e todas as cidades conectadas na horizontal ou vertical por territórios do mesmo dono são consideradas parte do mesmo feudo.

Os recursos que constam nesse conjunto de territórios também é considerado para cálculo da pontuação, que é feita multiplicando a quantidade de torres vezes a quantidade de recursos.

No exemplo abaixo o feudo dos coelhinhos rosas possui 2 cidades sendo que uma cidade possui UMA torre e outra possui DUAS totalizando 3 torres (1+2). E nesse feudo temos apenas um recurso, cenoura no território onde está a cidade com DUAS torres, ou seja, apenas 1 recurso no feudo. Sendo assim a pontuação desse feudo seria 3 cenouros (3 torres vezes 1 recursos).

Um feudo de coelhinhos no jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Pergaminhos – As cartas de pergaminhos são reservadas para o final do jogo, ao término da 4 rodada. Após a última contagem de pontos os jogadores revelam seus pergaminhos e contam os pontos.

Os pergaminhos podem exigir que você reúna uma certa quantidade de recursos ou tenha certas condições para pontuar.

Pergaminhos do jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Uma vez que você entende as maneiras básicas de pontuar você precisa entender que existem alguns tipos de cartas que você pode usar no jogo, como cartas de cidades, cartas de território, cartas de recursos e torres celestes.

As cartas de cidades permitem você colocar uma cidade em um território controlado por você (ou seja: Um território que já possua seu coelho).

Já as cartas de recursos permitem que certos territórios passem a produzir mais recursos, aumentando sua pontuação na hora da contagem.

Bunny Kingdom é jogado em 4 rodadas. Em cada rodada todas as cartas nas mãos dos jogadores serão utilizadas, porém você vai usar apenas duas de cada vez.

Cada rodada é dividida em duas fases:

  • Selecionar cartas – Nessa fase todos os jogadores escolhem duas cartas que serão as cartas que ele vai executar naquele momento. Após todos escolherem, elas são reveladas e cada jogador executa a ação da carta. Em seguida o jogador passa suas cartas para o jogador à sua esquerda e recebe as cartas do jogador à sua direita. Todos escolhem mais duas, revelam e executam as ações e trocam as cartas até que todas as cartas em jogo acabem.
  • Construir e pontuar – Nessa fase; após o término das cartas; os jogadores podem construir cidades e colocar no tabuleiro recursos que obtiveram na fase anterior. Eu posso colocar recursos somente em territórios que eu controlo.

Após o término dessa fase os jogadores recebem novamente uma certa quantidade de cartas e o processo se repete, sendo que ao final da quarta rodada, após a contagem dos pontos os pergaminhos de cada jogador são avaliados e os devidos pontos registrados, vencendo quem tiver mais pontos.

Torres celestes no jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Acessibilidade

Bunny Kingdom exige uma certa manipulação de componentes pequenos, pois frequentemente o jogador precisa colocar seu pequeno coelho em um território no tabuleiro ou dentro das construções.

Além disso cada jogador precisa segurar uma certa quantidade de cartas para escolher quais usar e passar o restante adiante.

Tendo em vista essas questões, o jogador que eventualmente tiver limitações de movimento precisará da ajuda dos demais para interagir com o tabuleiro, e também poderá usar um card holder para manipular mais facilmente as cartas.

Dá para jogar com crianças?

Embora o tema seja muito simpático e agradável Bunny Kingdom é um jogo somente para os mais velhos, pois é necessário se planejar com antecedência e tentar perceber quais são as melhores cartas para você, além de eventualmente bloquear algum jogador que esteja com muita vantagem.

Portanto é um jogo para crianças mais velhas e adultos apenas.

O que achamos de Bunny Kingdom?

É um jogo que embora simples de jogar (você escolhe duas cartas por vez apenas) é muito gostoso pois permite que você faça um planejamento a médio e longo prazo escolhendo diversos caminhos para pontuar.

Já jogamos por aqui mais de 30 partidas e sempre com o mesmo grupo, e cada partida é diferente uma da outra, pois o jogo tem muitas cartas, elas entram em jogo em ordem diferente e algumas nem em jogo entram.

Os preciosos recursos nobres no jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Você pode apostar em construir mais cidades, mas se eventualmente essas cartas não chegarem até você pode optar por pergaminhos ou recursos.

O jogo tem uma produção caprichadíssima e um visual que chama bastante a atenção, mas acima de tudo, o jogo é muito divertido. Ele não é para quem nunca jogou nada, pois o jogo tem muita informação nas cartas, porém depois da primeira ou segunda partida você já estará familiarizado com as idéias e possibilidades que o jogo oferece.

O jogo tem um certo nível de interação entre os jogadores, pois embora você não consiga interferir diretamente no jogo do adversário você pode pegar um território que seja muito vantajoso ou necessário para seu oponente, e como as cartas rodam a mesa cada um consegue ter uma idéia de quais cartas estão circulando e como as mesmas podem afetar os demais jogadores.

Pontos positivos:

  • Ótima relação custo x benefícios, pelo tabuleiro, quantidade de cartas, miniaturas de coelhos e cidades.
  • Um jogo com muito conteúdo, pois as combinações de cartas são diversas e acontecerão na partida em momentos diferentes
  • Passa aquela sensação bacana de realmente estar construindo algo, pois à medida que o jogo avança o seu reino vai crescendo e expandindo
  • Funciona bem em todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Tem uma certa dependência da sorte, pois existe aleatoriedade nas cartas, embora você faça as escolhas e precise trabalhar para tirar o melhor do que está disponível.
  • Não é um jogo para quem nunca jogou nada, pois a quantidade de informações e possibilidades pode assustar um pouco.

Cidades com três torres no jogo de tabuleiro Bunny Kingdom

Bunny Kingdom é um título muito, mas muito bacana! Bonito e com ótimas decisões, vai colocar você para tomar decisões à cada rodada, pensando em maneiras de pontuar a curto, médio e longo prazo.

O que é que há, velhinho? Hora de conseguir mais cenouros…

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s