5 maneiras para incorporar os jogos na sua rotina

man in blue and brown plaid dress shirt touching his hair

Uma vida agitada, estresse diário com trânsito, dinheiro e correria. Problema nos relacionamentos e dificuldade para dormir…

As poucas linhas acima descrevem seu cotidiano? Infelizmente essa é a realidade de muitos, especialmente nas grandes cidades. A boa notícia é que embora existam problemas que não consigamos solucionar de imediato, existem maneiras muito eficazes para lidarmos com a pressão, estresse e dificuldades do dia-a-dia.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa por um jornal inglês de medicina esportiva que apontava para a relação entre a pessoa possuir um passatempo (hobby) e a redução da chance de doenças cardíacas e derrames cerebrais em até 30% e melhora na qualidade de vida em geral.

Fato é que passatempos como plantar, ouvir música, fazer trabalhos manuais ou realizar atividades físicas acabam sendo uma válvula de escape para as tensões do dia-a-dia, e um  grande hobby que você pode começar para ajudar também a lidar com o stress e melhorar sua qualidade de vida são os jogos de tabuleiro.

Jogo Mu Torere

Jogar pode ser uma alternativa muito interessante como uma opção para você sair da rotina e descansar, passando um tempo agradável ao redor da mesa com amigos, familiares e filhos.

Os jogos também desempenham um papel importante no desenvolvimento do seu lado cognitivo, estimulando seu raciocínio, trabalhando seu lado estrategista e outras habilidades sociais, bem como ajudando você a esquecer temporariamente os problemas e questões do cotidiano.

Eles trazem também satisfação e deixam sua vida profissional e o cotidiano mais leves  sendo eles um contraponto para seu dia-a-dia corrido e agitado.

Mas para que os efeitos do jogos de tabuleiro sejam presentes na sua vida (assim como de qualquer outro passatempo) você precisa tomar alguns atitudes para que isso aconteça, e vamos lhe dar algumas sugestões para incorporar os jogos de tabuleiro no seu dia-a-dia!

Tenha alguns jogos ao seu alcance

O centro da cidade e os moinhos no jogo de tabuleiro Seeland

Evidente que não dá para sair comprando tudo o que é lançado, mas se você deseja colher os benefícios dos jogos na sua saúde e rotina uma boa idéia é ter alguns títulos na sua casa, para ser levado à jogar com mais frequência.

O que acontece com muita gente é: Jogam, gostam muito da experiência mas não possuem jogos em casa, por isso não jogam. Para você então usufruir dos benefícios tenha alguns jogos em casa (você pode olhar os jogos para quem está começando nessa lista aqui).

Programe-se para jogar

O ladrão no jogo de tabuleiro CATAN

Na correria do dia-a-dia não vai sobrar tempo para jogar, isso é fato. Para que o jogar aconteça de fato você precisa programar sua agenda para jogar. Combine com amigos, parentes e familiares um tempo para jogar e faça isso acontecer.

Vale marcar na sua casa, na casa de um amigo ou mesmo em um espaço como lojas que disponibilizam espaço para jogar ou mesmo lugares dedicados para isso.

O importante é criar o momento na sua agenda para que as partidas aconteçam e realmente fazer um esforço para tirar essa idéia do papel.

Seja realista

wp-1563844002948860934536.jpg

Nem sempre o tempo estará a seu favor, e por contratempos e mudanças aquele tempo semanal que você havia separado não está mais disponível. Mas isso não deve impedi-lo de jogar, o importante é aproveitar as oportunidades e jogar, mesmo que não seja aquele título que você tanto esperava ou com aquele grupo que você havia planejado.

Jogos para duas pessoas, como BraveRats ou 7 Wonders Duel são boas opções caso você tenha apenas mais um jogador. Jogos mais rápidos ou jogos com a criançada também são ótimas oportunidades para você continuar jogando enquanto aquele jogo tão aguardado por você não tem a turma (e momento) adequados.

Aproveite o tempo que você tem disponível (por menor que seja) e jogue sempre.

Divirta-se

5 passos para ensinar seus filhos a serem bons perdedores

Por incrível que pareça existem pessoas que não jogam para se divertir, mas apenas para vencer.

Embora vencer seja um objetivo comum ele não precisa necessariamente guiar todo o seu tempo de jogatina.

Valorize as pessoas ao seu redor: Converse, interaja, dê risadas, enfim, relaxe e divirta-se, mesmo que ao final a derrota seja grande. Não deixe que detalhes (como esquecimento de pequenas regras, dúvidas, etc) estraguem seu momento de prazer, descanso e satisfação.

Expanda seu círculo social

Habilidades sociais desenvolvidas pelo círculo mágico

Nem sempre as pessoas do seu convívio terão o mesmo apreço (ou vício, rs) que você tem pelos jogos de tabuleiro.

Mas não se preocupe, hoje em dia em muitos casos é possível conhecer outras pessoas que também gostam de jogar, em lojas ou eventos (como o BoardGames São Paulo).

Importante é você encontrar pessoas com o mesmo gosto que você. Jogue ocasionalmente com amigos e parentes, não force a barra e você se surpreenderá com a quantidade de pessoas que muitas vezes estão ao seu redor e gostam também de jogar.

São sugestões simples, mas que podem ajuda-lo à jogar mais e incorporar esse passatempo na sua rotina para ter realmente ganhos na sua qualidade de vida.

Quer ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s