Seja o mensageiro mais corajoso e destemido em Miguel Strogoff

Jogo de tabuleiro Miguel Strogoff

“O irmão do Czar está em perigo, pois o traidor Ivan Ogareff está chefiando as hordas tártaras que invadem a Sibéria. Você escolhido como mensageiro do Czar deve viajar por longas distâncias, com a missão de chegar até o irmão do Czar e alertar da invasão inimiga, usando toda sua habilidade…”

Miguel Strogoff, lançado no Brasil pela DEVIR coloca os jogadores em contato com o mundo do escritor Julio Verne, pois o jogo é baseado na obra do escritor de mesmo nome (a propósito, conheça jogos que foram inspirados em livros aqui), onde 1 a 5 jogadores precisam chegar à capital da Sibéria, Irkutsk, antes que o  traidor Ivan Ogareff chegue e a grande invasão comece.

Como se joga Miguel Strogoff?

Cada jogador recebe um tabuleiro individual da cor escolhida, onde pode ver a “habilidade” do personagem escolhido além de receber um marcador da sua cor (para energia) e um peão.

Tabuleiro individual jogo Miguel Strogoff

Posiciona-se o tabuleiro com as cartas de trajeto de acordo com cada localidade. O marcador do Ivan Ogareff é posicionado no tabuleiro de acordo com o número de jogadores. O dado preto dos tártaros é posicionado no tabuleiro, a carta do aliado é posicionada no espaço do tabuleiro, cada jogador recebe 5 cartas de ação e a partida está pronta para começar.

Cartas de ação do jogo Miguel Strogoff

Seu objetivo é chegar até Irkutsk e realizar o combate final contra Ivan Ogareff e vence-lo. Se Ivan Ogareff (que possui um peão no tabuleiro) chegar em Irkutsk antes dos jogadores o exército tártaro vai começar avançar a cada rodada em direção à Moscou e se chegar lá antes de algum jogador chegar em Irkutsk e derrotar Ivan o jogo termina sem vencedores.

O jogo é composto sempre por duas fases: A fase do jogador e a fase do traidor, que acontece após todos jogarem.

Na fase do jogador você pode:

  • Avançar: Toda vez que você avança você perde um ponto de energia, move-se para o próximo local do tabuleiro e abre uma carta de trajeto na sua área de jogo. Você nunca pode ter 2 símbolos iguais nas cartas de trajeto na sua área. Se isso acontecer você sofre as penalidades que são descritas nas cartas. Se você não puder cumprir a penalidade de uma carta, ela é virada para baixo, e cartas viradas para baixo impedem você de usar a ação “avançar”.
  • Descansar: Ao descansar você pode comprar 2 cartas de ação, ganhar 1 ponto de energia ou desvirar uma carta de trajeto que estava virada para baixo.
  • Resolver perigos: Cada carta de trajeto na sua área de jogo contém símbolos dos perigos que você encontra na jornada, e você pode elimina-los usando suas cartas de ação que você possui na mão. Fazendo isso você elimina a possibilidade de símbolos duplicados ao avançar e abrir novas cartas de trajeto.

Depois da fase do jogador vem a fase do traidor, onde uma carta de ação é comprada e a parte inferior da carta é resolvida!

O combate final com Ivan Ogareff no jogo de tabuleiro Miguel Strogoff

A partida termina quando um jogador chegar em Irkutsk e vencer Ivan Ogareff em um combate final, usando para isso suas cartas de ação. Caso Ivan chegue primeiro à Irkutsk, o exército dos tártaros avançam em direção à Moscou, e a partida termina se os tártaros invadirem Moscou, nesse cenário não existe um vencedor.

Russia é o ponto de partida em Miguel Strogoff

Acessibilidade

O jogo não tem dependência de cores, pois todos os componentes são distintos. As cartas precisam ser seguradas pelo jogador, que pode usar um card holder para auxiliar nessa tarefa. Sendo assim Miguel Strogoff é um jogo bem acessível.

Dá para jogar com crianças?

Com os mais velhos (à partir de 7, 8 anos) sim, pois o jogo é bem simples na sua concepção (você precisa avançar o mais rápido e evitar símbolos duplos) mas oferece decisões interessantes para todos os jogadores. Além disso como é um jogo baseado em um livro você ainda pode usa-lo como ferramenta para integrar à leitura do livro com o jogo (que é muito fiel ao livro).

O que achamos do Miguel Strogoff?

Miguel Strogoff é uma grata surpresa para um título relativamente desconhecido. É um belíssimo jogo, com tabuleiro, muitas cartas, peças de madeira e um ótimo desafio para jogar com a família e amigos.

Oferece decisões interessantes e um ótimo desafio, pois você precisa ser rápido para avançar mas ao mesmo tempo cauteloso para evitar os perigos e resolve-los sempre que possível, o que acaba não sendo um desafio fácil, pois o jogo é muito desafiador e Ivan sempre está avançando depois que todos os jogadores jogam.

Cartas de trajeto do jogo Miguel Strogoff

O jogo ainda conta com aliados e habilidades que o jogador recebe à medida que resolve as cartas de trajeto, equilibrando um pouco a jornada.

Os aliados no jogo Miguel Strogoff

Pontos Positivos:

  • Uma ótima produção, com belos componentes, excelente acabamento das cartas e muito bem ilustrado.
  • Muito fiel ao livro, o que é um ótimo aspecto especialmente para estimular a leitura.
  • Ideal para jogar com a família e amigos que não estão muito familiarizados com jogos, mas sem entretanto ser um jogo muito simples, oferecendo um desafio tanto para iniciantes quanto para quem já joga.

Pontos de atenção:

  • Pode ser um pouco intimidador inicialmente, pela quantidade de componentes e cartas, mas após algumas rodadas o jogo é facilmente assimilável.
  • Existe um aspecto da sorte na rolagem do dado, o que pode incomodar alguns jogadores.

Um jogo que chegou sem muito alarde, mas com um ótimo preço e uma excelente opção para novos jogadores ou quem procura um jogo mais leve para a família e amigos, vale muito à pena conhecer Miguel Strogoff!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s