3 jogos de tabuleiro para você conversar sobre escravidão com seus filhos

Jogo de tabuleiro Freedom The Underground Railroad

Dia 23 de Agosto é o dia “Internacional para relembrar o tráfico de escravos e sua abolição” criado para relembrar a revolta dos haitianos contra a escravidão naquele país em 1791, que resultou na independência do país em 1804.

Um assunto tão delicado e que foi parte da história do nosso país jamais deve ser esquecido, e felizmente existem alguns jogos de tabuleiro que tratam de maneira muito interessante esse tema, e podem ser utilizados como ótimas ferramentas para iniciar as discussões a respeito desse assunto tanto em sala de aula quanto dentro do contexto familiar, afinal é dentro de casa que os valores primordiais devem ser estabelecidos e cultivados.

Vamos aos jogos!

Freedom: The Underground Railroad

Jogo de tabuleuiro Freedom: The Underground Railroad

Lançado em 2013, Freedom coloca os jogadores na pele dos abolicionistas que precisam trabalhar em equipe, aumentando o apoio à causa e levando escravos para o Canadá.

É um jogo que ainda não está disponível em português e não tão fácil de encontrar, mas que com certeza leva à reflexão cada participante por conta das decisões e implicações de cada ação do grupo.

Endeavor

Jogo de tabuleiro Endeavor

Em Endeavor você controla um império Europeu conquistando seu espaço no Mediterrâneo. Um dos meios possíveis para essa expansão é através da escravidão, assunto que o jogo trata de maneira direta, mas coerente.

É possível usar escravos e o jogo também retrata o declínio dessa prática. Embora não seja uma prática necessária no jogo é interessante aproveitar a abordagem que o jogo proporciona para falar a respeito principalmente em contextos educacionais.

Quissama

Liberte escravos e tenha a princesa como sua aliada

De autoria de Ricardo Spinelli baseado no livro Quissama: o Império dos Capoeiras, Quissama não lida diretamente com o assunto, mas as referências são abundantes, especialmente por ser um jogo nacional, que vai lidar com o assunto e trabalhar o contexto à partir da nossa perspectiva histórica.

Se você procura um jogo para usar em sala de aula ou dentro de casa que tem como pano de fundo a história do Brasil, com personagens históricos e que permite falar à respeito da escravidão, Quissama é esse jogo!

E você, conhece mais algum jogo que permite tratar desse assunto? Deixe sua curtida e seu comentário.

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s