Hóspedes o aguardam da expansão Dogs: O Sócio

É hora de expandir e crescer seu canil com a ótima expansão Dogs: O Sócio

Expansão Dogs: O Sócio

Dogs da MS Jogos lançado em 2013 já recebeu diversas edições aqui no Brasil (e também já teve uma lá fora) é um dos jogos mais bacanas lançados por eles, afinal cuidar de um canil, recolhendo e tratando de cachorrinhos (e outros animais dependendo da edição) é uma ótima idéia que foi muito bem implementada no jogo.

E agora o seu canil cresceu e prosperou, e você tem um sócio, que vai permitir que seu negócio aumente, e novas possibilidades apareçam.

Essa é a idéia da expansão “Dogs: O Sócio” lançada em 2019 para expandir as possibilidades do seu canil.

Como se joga Dogs O Sócio?

A preparação do jogo é feita normalmente, porém cada jogador recebe também um hotel para colocar ao lado do seu canil. Ele recebe também mais um marcador, que é o sócio, que poderá visitar os lugares que já existiam ou ser usado junto aos novos lugares disponíveis (ONG, Agência de Publicidade e a Central de Serviços). Importante lembrar que somente o sócio pode visitar os novos lugares!

Mais lugares para você explorar na expansão Dogs: O Sócio

Entram também em jogo três novas raças, que serão colocadas no tabuleiro rodada após rodada através da rolagem de um dado, possibilitando a existência de dois cachorros (ao invés de um) em certos locais no tabuleiro, permitindo assim que o jogador recolha dois cachorros por espaço visitado ao invés de apenas um.

Novos amigos caninos na expansão Dogs: O Sócio

O jogo não teve nenhuma mudança no seu andamento ou na estrutura das regras, sendo assim as fases do jogo permanecem as mesmas (recolher os animais, organiza-los no seu canil, visitar os lugares desejados e realizar as ações, pagar a devida ração e o salário do ajudante) porém agora você conta com mais possibilidades, pois ao invés de duas pessoas no seu canil agora você conta com mais uma: O sócio.

Os novos lugares que somente o sócio pode visitar oferecem as seguintes opções:

  • ONG – Na ONG você pode doar um animal, oferecendo juntamente com ele um recurso. Quem tiver doado mais animais para a ONG no final da partida recebe uma quantidade de pontos, depois o segundo maior doador e assim sucessivamente.
  • Agência de Publicidade – Na Agência você enviará seu animal para ser fotografado tornando-se um animal, digamos, especial. Você precisa de uma carta específica para envia-lo (a carta de adestrador ou as cartas que valorizam os cães para venda na feira de animais). Ao envia-lo você recebe um dinheiro, e quando visitar a agência novamente você recolhe seu animal e ele retorna para seu canil, entretanto agora ele ocupa dois espaços, dessa maneira você consegue completar um canil (e receber mais pontos por isso) com menos animais e mais facilidade.
  • Central de Serviços – Agora você possui um hotel, que acolhe os hóspedes e seus cachorros. E cada hóspede tem preferência por certos serviços e você poderá contratar esses serviços para seu hotel na Central de Serviços, para receber assim pontos extras ao final da partida.

Hóspedes o aguardam da expansão Dogs: O Sócio

Cada um dos novos lugares recebe duas cartas à cada rodada (como os demais lugares) e essas cartas trazem hóspedes, recursos, adestradores, cães guias (que valem pontos) e cartas que podem ser usadas nos novos lugares (como por exemplo, uma carta que permite você contratar dois serviços na central de serviços de uma vez, ao invés de apenas um).

Existem agora também objetivos que ao serem atingidos fornecem pontos para o jogador. Por exemplo, o jogador que tiver 3 hóspedes no seu hotel pode recolher essa carta de objetivo que lhe garante 5 preciosos pontos ao final da partida.

Novas raças da expansão Dogs: O Sócio

Também contam pontos ao final da partida a quantidade de serviços que seu hotel possui. E cada hóspede também vale pontos, e valem mais ainda se o seu hotel fornece os serviços que ele procura.

E vence a partida quem tiver mais pontos ao final do jogo!

Acessibilidade

O jogo não tem dependência de cores, sendo bem acessível nesse quesito para todos os jogadores, pois todas as informações estão abertas na mesa. Também não é necessário segurar cartas ou manipular muitos componentes, sendo assim Dogs é um jogo muito acessível mesmo para quem possui limitações de movimentos.

Dá para jogar com crianças?

Com as crianças mais velhas (à partir de 7, 8 anos) e que já estão familiarizadas com o jogo base do Dogs sim! O jogo não ganha muito em complexidade, mas como existem mais opções e caminhos disponíveis pode ser que a molecada fique um pouco perdida, pelo menos nas primeiras partidas.

O que achamos da expansão Dogs: O Sócio?

Na minha opinião Dogs é um dos melhores títulos da MS Jogos por justamente entregar um jogo bacana com um ótimo tema. Já minha esposa simplesmente não gostava do jogo por acha-lo muito apertado, ou seja, poucos espaços, poucas ações disponíveis reduzindo muito as possibilidades do jogo.

Novas cartas da expansão Dogs: O Sócio

A expansão O Sócio veio para deixar o jogo simplesmente fantástico. Para quem gosta do jogo (como eu) agora existem mais possibilidades.

Você tem mais lugares para visitar, mais raças, mais cartas, mais ações e mais maneiras de pontuar, e isso deixou o jogo legal para quem achava ele muito apertado.

A expansão acrescenta um quinto jogador para deixar as partidas ainda mais competitivas.

Não se engane, porém, achando que o jogo ficou mais fácil. Ele continua exigindo planejamento e boas tomadas de decisões, pois com mais liberdade você precisa ter mais responsabilidade e prestar atenção para manter seus animais alimentados ao final de cada rodada.

Uma grande sacada é que as novas raças entram no tabuleiro à cada rodada e juntamente com outras raças, ou seja, você vai precisar pegar sempre 2 animais se desejar algum das novas raças, e precisará planejar como melhor utiliza-los, seja doando na ONG, vendendo na feira ou deixando ele na Agência de Publicidade.

As novas cartas também aparecem somente junto aos novos lugares, então em certos momentos você precisará decidir entre pegar a carta que deseja ou visitar o lugar que precisa.

Os objetivos também deixam o jogo bacana, pois você pode optar por focar em conseguir alguns deles, que garantem pontos valiosos.

E seu canil precisará de uma licença para funcionar, que pode ser obtida na prefeitura. Se você não tiver uma ao final da partida, vai perder alguns pontos. Também será necessário ao final do jogo alimentar os cães no seu hotel (uma ração para todos), senão seus hóspedes não valerão ponto algum.

Pontos positivos:

  • Deixa a experiência ainda melhor para quem gosta do jogo
  • Adiciona mais possibilidades de pontuar
  • Adiciona mais liberdade para se planejar e organizar
  • Possui agora objetivos que podem ajudar o jogador no seu planejamento ou para aproveitar melhor as oportunidades
  • Ainda permite que o jogo seja apreciado por quem está começando a jogar agora, ou seja, não houve um aumento de complexidade, mas sim de possibilidades para o jogador explorar.

Pontos de atenção:

  • Com mais possibilidades o jogo pode (principalmente nas primeiras partidas) se estender um pouquinho, especialmente no caso daquele jogador que gosta de pensar mais nas opções.

O hotel e seus serviços da expansão Dogs: O Sócio

Se você gosta do Dogs essa expansão é altamente recomendada, por adicionar muito conteúdo legal, sem deixar o jogo mais complexo. Se você nunca deu muita atenção para o jogo por acha-lo simples demais essa expansão  pode deixa-lo com o grau de decisões que você espera.

Importante lembrar que essa expansão funciona com qualquer edição já lançada do Dogs, então se você já possui o jogo base pode comprar sem medo. Se pretender adquirir ambos qualquer edição pode ser usada.

Vale muito à pena conhecer!

E ao resgate, seus amigos caninos aguardam por você!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s