Explore o desconhecido em 1572 – The Lost Expedition

Capa Jogo de tabuleiro 1572 Lost Expedition

“Depois do grande incidente restaram poucos de nós, para ser mais exato apenas seis. A missão fracassou e fomos massacrados pelos nativos. Nossa esperança é voltar ao litoral e quem sabe pegar um navio de volta para casa. Ontem começamos nossa jornada de volta à costa, e ao avançarmos floresta adentro encontramos mais uma aldeia, o que impediu nosso avanço mais rápido. Felizmente conseguimos abrir uma trilha mas o desânimo está contagiando a todos especialmente depois que o Alfonso não resistiu ao ataque de uma fera…e temos mais 41 dias apenas…”

1572 Lost Expedition é um jogo no formato PnP (print and play) para ser jogado sozinho. Você controla um grupo de conquistadores que precisa voltar à costa em 42 dias para pegar um navio, mas a sorte não está ao lado de vocês e muitos desafios o aguardam.

Como se joga?

Você vai precisar imprimir um mapa e as regras, totalizando 4 páginas. Além disso você precisa de 12 dados de seis faces, lápis, borracha e um caderno caso deseje escrever o diário da aventura.

Dados Jogo de tabuleiro 1572 Lost Expedition

Para vencer você precisa levar todos os conquistadores para o delta do rio localizado a Noroeste. Para perder você deve perder todos os seus conquistadores ou não conseguir chegar no delta do rio em 42 dias (42 turnos).

Mapa Jogo de tabuleiro 1572 Lost Expedition

O jogo é jogado em 42 turnos e cada turno é composto por 12 fases, que são as seguintes:

1. Planejamento
2. Movimento
3. Mapear
4. Explorar
5. Nativos
6. Caçar
7. Interesses
8. Comida
9. Viajar
10. Moral
11. Marcar dia
12. Diário

Sendo que as fases de 1 a 6 são determinadas pela rolagem de dados e as demais de acordo com o decorrer da partida.

Inicialmente você vai posicionar 5 dados no mapa nos espaços correspondentes com o valor 6 cada um. Esses dados indicam a quantidade de cada recurso que você possui.

Você vai rolar um dado para determinar qual tipo de expedição será a sua e isso vai lhe dar bônus.

Com isso feito a partida está pronta para começar.

No início de cada turno você rola 5 dados que determinarão quais fases de 2 a 6 que você realizará.

Por exemplo, se eu rolar 2,2,3,5,6 significa que nesse turno eu farei as seguintes fases:

Movimento (2), Mapear (3), Nativos (5) e caçar (6)

Existem bônus ao tirar o número 1 na rolagem e também ao rolar números repetidos.

Depois de determinadas quais fases serão executadas, você vai sempre rolar 2 dados e executar a fase de acordo com o resultado. No mapa existem tabelas que indicam qual ação deverá ser feita.

Por exemplo, eu realizo a fase de movimento, rolando 2 dados e o total deles foi 7. Olhando a tabela de movimento, ao tirar de 6 a 8 eu ajusto meu progresso de movimento em +1 e meu moral para -1.

Jogo de tabuleiro 1572 Lost Expedition

Depois de realizar as fases de 2 a 6 você poderá encontrar lugares exóticos (fase de interesse) deverá alimentar seu grupo, viajar, ajustar seu moral e marcar o dia.

E a última fase (diário) é opcional e serve para você fazer um resumo escrito de tudo o que aconteceu naquele dia, deixando o jogo mais interessante. O início dessa postagem, por exemplo, foi um dos dias da minha partida.

Acessibilidade

O jogo precisa de alguns dados para marcar valores e outros para serem rolados durante a partida. Você também precisa de papel e borracha para desenhar os terrenos no mapa, caminho, aldeias, etc. Se bem organizado pode ser jogado em qualquer mesa, em uma cafeteria ou até mesmo no avião.

O que achamos

1572 Lost Expedition é um jogo que depende bastante da sorte. Claro que existem maneiras de rolar os dados novamente e usar os coringas para aumentar o valor das rolagens, mas você vai depender bastante da sua sorte.

Entretanto o jogo é divertido justamente pelo aspecto da exploração e pelo clima de tensão, afinal você está em uma situação muito desfavorável e o desenrolar dos eventos pode caminhar para cenários bem interessantes (como por exemplo, encontrar um lago de ouro)!

Locais Jogo de tabuleiro 1572 Lost Expedition

A opção de escrever o diário pode deixar o jogo muito legal, podendo inclusive ser usado como uma ferramenta de ensino, pois a imaginação e a necessidade de se escrever a respeito pode estimular essas habilidades nos jogadores.

É uma boa opção para passar o tempo, ainda mais pelo fato do jogo ser gratuito e ter as regras traduzidas para o português (você pode baixar o mapa e as regras traduzidas aqui.).

E coragem conquistador, vá adiante nessa expedição rumo ao desconhecido!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa? Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s