A 500 anos atrás a Europa foi abalada de uma maneira que marcaria sua história. Um movimento iniciado por Martinho Lutero e que sacudiu a Europa por diversos anos. A Reforma protestante foi um marco histórico que dividiu a Igreja Católica daqueles que divergiam de diversas práticas suas.
Jogo se joga Sola Fide?
Em Sola Fide: The Reformation você assumirá um dos lados da Reforma. Os protestantes desejam implementa-la em toda a Europa, e os Católicos desejam impedi-la.
É um jogo para 2 pessoas, com duração de 30 a 60 minutos onde cada jogador deseja conquistar os territórios europeus, vencendo aquele que tiver mais pontos ao final da partida.
Sola Fide é um jogo de seleção de cartas e controle e influência de área. Cada jogador possui um baralho de 15 cartas (que pode ser preparado antes da partida, no modo de seleção de cartas) e essas cartas permitirão você realizar diversas ações.
As cartas pretas são do lado Católico, já as vermelhas pertencem aos protestantes.
O jogo é composto então pelo baralho de cada jogador, e os territórios que serão disputados entre eles. O jogo conta com 10 territórios, porém inicialmente somente 3 estão abertos para os jogadores. Quando um território sai de jogo, dois novos são abertos.
Cada território possui algumas informações:
- Nome do território (No centro na parte inferior)
- Pontos que o território vale (no lado inferior direito)
- Duas trilhas de influência (uma em cada lateral)
- Uma trilha de poder (na parte superior, com o cubo amarelo)
O objetivo de cada jogador é dominar os territórios. Isso acontece quando o território tem uma de suas trilhas de influência dominada por um dos lados e a trilha de poder está daquele lado.
Parece meio confuso, mas não é!
Veja o exemplo acima, o território “Upper Rhenish Circle” está totalmente influenciado pelos protestantes no lado direito (os protestantes são os cubos vermelhos), e a trilha de poder (cubo amarelo) está do lado que está totalmente influenciado, ou seja, esse território foi dominado pelos protestantes e foi ganho pelo jogador que está controlando-os.
Existem territórios que possuem seus lados com mais influências católicas ou protestantes, sendo assim mais fácil domina-los.
Na vez do jogador, ele tem somente 2 ações disponíveis:
- Comprar uma carta (limite da mão são 5)
- Jogar uma carta
Só isso!
O grande ponto do jogo são as opções que as cartas dão. Cada carta vai lhe permitir:
- Converter territórios (ou seja, colocar um cubo seu em um dos lados de algum território, de modo a formar a maioria ali, ou remover cubos adversários de algum território para diminuir a influência do seu oponente).
- Mudar o poder (ou seja, mover o cubo amarelo, que representa o poder dominante no território, para lhe favorecer ou prejudicar o adversário).
- Mover o marcador de disputas (ou seja, colocar sobre um território o marcador de disputas, que vai garantir um ponto extra para quem conquistar o território).
Uma vez que um território é conquistado, o jogador remove aquele território e o toma para si. Se o marcador de disputas estiver nele, o jogador recebe um cubo verde que garante um ponto a mais no final do jogo.
Além disso, depois de conquistar o território existe 4 conjuntos de cartas que são chamadas “cartas de influência” e o jogador pode comprar uma carta de um dos 4 conjuntos para receber um bônus.
Essas cartas vão lhe permitir influenciar territórios (colocando ou removendo cubos), movimentando o marcador de poder e comprando novas cartas.
Outro detalhe é que o baralho católico possui um aspecto militar, ou seja, quando uma carta católica com o símbolo militar é jogada, o jogador protestante rola um dado e dependendo do resultado recebe um bônus.
O jogo termina assim que o último território for conquistado, soma-se os pontos e o lado com a maior pontuação é o vencedor.
Acessibilidade
O jogo não tem dependência de cores, somente para marcação de que lado a influência está. Além disso é um jogo puramente de cartas, e caso o jogador possua alguma dificuldade nesse sentido pode usar um card holder (aprenda a fazer um aqui).
Dá para jogar com crianças?
Dificilmente pois o jogo depende bastante do idioma (inglês) para o entendimento da função de cada carta. Além de ser um jogo para 2 pessoas o que traz bastante conflitos diretos, o que pode desagradar alguns.
O que achamos do Sola Fide?
Sola Fide chama a atenção pelo tema diferente, mas é preciso cuidado pois embora o jogo seja muito bom e interessante o tema não se faz tão presente assim. As cartas são belamente ilustradas e chamam a atenção especialmente de quem gosta do assunto. Além disso o jogo vem com um livro que explica o “background” de cada carta, dando assim um sabor a mais para quem gosta do tema.
O jogo é muito bom porém para desfruta-lo ao máximo serão necessários dois jogadores que estejam dispostos a joga-lo algumas vezes, especialmente no modo onde cada jogador faz uma seleção das cartas e monta seu baralho.
O jogo vem já com um conjunto de 15 cartas para você jogar algumas vezes, porém depois de 2 ou 3 partidas já será mais interessante escolher suas cartas.
Além disso é um jogo que tem uma certa dependência do idioma, pois todas as cartas trazem um pequeno texto explicando seu efeito. É necessário entender a terminologia do jogo e aplica-la corretamente, mas depois de algumas partidas isso não é mais um problema.
O jogo é bonito, interessante e traz boas disputas. É necessário saber a hora certa de fazer certos movimentos. Também é um jogo de confronto, onde cada lado precisa ficar de olho nos movimentos adversários.
Com a limitação de cartas na mão (5) existe também o aspecto tático, onde haverão momentos que você precisará aprender a fazer o melhor com o que você tem na mão. Como o baralho total é de 15 cartas, é relativamente fácil saber quais cartas ainda estão por vir e talvez se preparar para isso.
Se você gosta do tema e quer um jogo não tão leve nem tão profundo para 2 pessoas, Sola Fide pode ser uma boa opção para você.
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