Caixa jogo para 2 pessoas Exploradores

Explore, conquiste e vença no estratégico e divertido Exploradores

Caixa jogo para 2 pessoas Exploradores

Em Exploradores, somos aventureiros realizando ousadas expedições a lugares desconhecidos e inóspitos em busca de fama e prestígio.

É um jogo exclusivo para dois jogadores, muito simples e fácil de jogar mas muito interessante e com uma boa dose de estratégia.

Como se joga Exploradores?

Cada jogador recebe oito cartas e o tabuleiro de descarte é colocado para ambos, com isso feito o jogo está pronto para começar!

O jogo funciona da seguinte maneira, cada jogador tem como objetivo iniciar e completar expedições que valerão pontos no final de cada rodada, quem fizer mais pontos vence.

Cada expedição é representada por um conjunto de cartas da mesma cor e com uma numeração que vai do dois até o dez.

Para iniciar uma expedição o jogador deve colocar qualquer carta da expedição que deseja na sua frente, na mesa.

Isso indica que ele vai tentar realizar aquela expedição e torna-la mais rentável (em termos de pontos) possível. Entretanto existem alguns detalhes a serem pensados:

  • Cada expedição inicia-se valendo -20 pontos
  • Só é possível jogar uma carta de expedição com numeração superior aquela que você já jogou na sua mesa (por exemplo, se iniciei uma expedição amarela com um número 4, não posso jogar cartas amarelas 2 ou 3, somente superiores a 4)
  • A expedição ao final vale a quantidade de pontos indicados pelas cartas que coloquei nela durante a rodada (por exemplo, uma expedição amarela que terminou a rodada com uma carta 4, 6, 8 e 9 vale 27, ou seja, a soma de todas as cartas)
Cartas jogo Exploradores

A pontuação da expedição então ao final é o total que você conseguiu com base nas cartas menos 20 pontos.

Cartas de investimento no jogo Exploradores

Além disso existem cartas acima chamadas cartas de “investimento” que duplicam, triplicam ou quadruplicam o valor final da expedição.

Você pode colocar até três em cada expedição e devem ser sempre as primeiras cartas, antes de quaisquer números, e  são cartas perigosas e arriscadas pois o valor final de uma expedição pode ser negativo ao final da rodada, veja esse exemplo:

Expedição azul no jogo Exploradores

Uma expedição acima terminou com as seguintes cartas = 4, 6 e 8 mais uma carta de investimento no início, portanto a pontuação final dessa expedição é a soma de todas as cartas e o resultado multiplicado por dois por conta da presença de uma carta de investimento, assim temos:

4+6+8 = 18

18 – 20 (o valor inicial da expedição) = -2

-2 * 2 (pela carta de investimento) = -4

Assim essa expedição ao final da rodada rendeu -4 pontos para o jogador.

Isso vai te fazer pensar bem antes de iniciar uma expedição e mesmo usar as cartas de investimentos, pois ela já começa com uma pontuação negativa que deve ser revertida e compensada.

Durante o seu turno cada jogador realiza duas ações:

  • Jogar uma carta (na sua mesa ou no tabuleiro de descarte)
  • Comprar uma carta (do tabuleiro de descarte ou do baralho de compra)

Estas duas ações deixam o jogo extremamente estratégico, pois o limite de cartas na mão é oito, então em certos momentos você se verá tentado a segurar uma carta que seu adversário precisa e ao mesmo tempo pensando em descartar e comprar algo que possa lhe ser útil.

A rodada termina quando o baralho de compra de cartas termina, vencendo quem tiver mais pontos acumulado na soma das expedições.

Acessibilidade

É um jogo que só depende de segurar cartas e coloca-las na mesa, e isso pode ser feito em caso de dificuldades com o auxílio de um card holder (leia mais a respeito deles aqui).

Além disso cada conjunto possui ilustrações próprias o que auxilia no caso de dificuldade para distinguir as cores.

Dá para jogar com crianças?

Somente com os mais velhos (10 anos ou mais), pois é preciso entender as nuances do jogo, como a hora certa de baixar, segurar ou descartar.

A mecânica do jogo é simples, mas as possibilidades táticas são muito importantes para o jogador, de maneira que a criança já precisa ter essa noção para conseguir jogar e desfrutar.

O que achei do Exploradores?

Exploradores é um jogo rápido, simples, sem complicação de regras ou detalhes, mas tem bastante conteúdo para se pensar a respeito, por exemplo: Devo abrir uma expedição, ou várias? Devo segurar cartas que vão beneficiar meu adversário mas estão ocupando espaço na minha mão?

Não se engane pela aparência, é um jogo muito interessante e com alguns detalhes que gostaria de comentar agora!

O baralho de compra pode ser decisivo no jogo Exploradores

Primeiramente o tabuleiro, muito bonito e bem produzido, dá um clima a mais para o jogo e deixa a produção mais caprichada, pois ele não é necessário, mas deixa o jogo mais bonito.

Além disso, como você já deve ter percebido, o tema do jogo é irrelevante para o mesmo, entretanto o ilustrador teve o cuidado de ilustrar cada carta de expedição revelando uma certa progressão, como se cada carta de valor maior mostrasse uma imagem dos exploradores se aproximando do local final da expedição.

É um detalhe bacana, pois as cartas não precisariam de ilustração, muito menos com esse nível de detalhe, mas é interessante esse cuidado.

Por último, um problema que jogadores que gostam de “sleevar” suas cartas quase sempre encontram é o insert que não acomoda as cartas com os sleeves, o que não é o caso dos Exploradores, as cartas ficam perfeitas, mesmo com sleeves!

O que gostei:

  • Simplicidade, rapidez e facilidade
  • Agradável e com uma boa dose de tensão
  • Estimula um pouquinho a capacidade de cálculo (somar o total das expedições, subtrair, multiplicar) ou seja, pode ser usado com crianças que já estão nessa fase na escola para dar uma reforçada nessa área.
  • Boa dose de interação, pois nada impede seu adversário de iniciar uma expedição da mesma cor que você já iniciou, deixando uma disputa por cartas.
  • Bela produção, com tabuleiro que deixa o jogo mais bacana

Pontos de atenção:

  • Não tem um tema relevante, o que pode desagradar alguns que procuram algo mais temático.
  • É um jogo de coletar e colocar cartas na mesa na ordem correta, o que pode não agrada certos jogadores
  • Somente para dois jogadores

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

12 comentários

Deixe um comentário