Jogo de tabuleiro Agricola All Creatures Big and Small

Agricola: All Creatures a fazenda lhe espera

Jogo de tabuleiro Agricola All Creatures Big and Small

Em Agricola: All Creatures Big and Small somos fazendeiros buscando construir a melhor fazenda, com a maior quantidade e variedade possível de animais, além de construções, vencendo quem tiver mais pontos ao final da partida!

Como se joga Agricola All Creatures?

Cada jogador inicia a partida com sua fazenda e nove cercas, recebe também três trabalhadores que serão utilizados para realizar as suas ações.

O jogo se passa em oito rodadas que é o número de cercas que serão alocadas uma a uma no tabuleiro, dessa maneira depois que a última cerca é colocada no tabuleiro joga-se a oitava e última rodada.

Existe um tabuleiro central que concentra todas as ações possíveis durante o jogo, que são basicamente ações para coletar recursos ou animais e ações para construção de edifícios, cercas, comedouros ou até mesmo melhoria de edifícios.

Além disso os recursos e animais não coletados em uma rodada acumulam para a próxima e existem certos lugares onde o segundo recurso a ser alocado difere do primeiro, por exemplo, se o local dá direito a um porco porém já existe um lá, o próximo recurso a ser colocado nesse local será uma ovelha (isso está descrito no tabuleiro).

img-20191105-wa0013-914237837.jpg

Portanto na próxima rodada esse local dará direito a um porco mais uma ovelha. Caso esses dois animais são sejam coletados, na próxima rodada teremos um porco mais dois ovelhas e assim sucessivamente.

É importante destacar que esse sistema de acúmulo de recursos é muito interessante para o jogo, pois acaba criando uma certa tensão, onde fico na dúvida em pegar certo recurso que está acumulando (para não deixar meu oponente se beneficiar disso) ou se pego algo que realmente me interessa.

No decorrer  do jogo cada jogador deve alternadamente escolher qual ação no tabuleiro central realizará, indicando se ele coletará algum recurso, animal, expandirá  sua fazenda,  ou construirá cercas e edificações.

Cada jogador possui três trabalhadores, portanto cada rodada possui três turnos, onde cada um realizará três ações. Uma vez que a ação é realizada o outro jogador não pode realiza-la naquele turno, pois apenas um trabalhador pode ocupar cada ação.

img-20191105-wa0015-1801998725.jpg

É possível pegar vacas, ovelhas, porcos e cavalos, além de madeira, pedra e junco. Cada cercado comporta dois animais do mesmo tipo, porém você pode fazer cercados maiores e também construir comedouros que dobram a capacidade do cercado.

Ao final da oitava rodada, vence o jogador que faz mais pontos, através da quantidade de animais (é necessário ter todos os tipos, senão você faz pontos negativos), expansão da fazenda e construções que também podem pontuar.

O que achamos do Agricola All Creatures?

Agricola All Creatures na minha opinião é um excelente jogo para dois jogadores!

Pontos Positivos:

  • Rápido (uma partida não passa de 20-30 minutos)
  • Estratégico (você toma três decisões por rodada)
  • Bonito (Componentes de ótima qualidade)
  • Simples (regras são fáceis de ensinar)
  • Pequeno e fácil de colocar na mesa

Pontos de atenção:

  • Talvez não haja tanta variação assim no jogo se você pretende joga-lo dezenas de vezes, aqui já jogamos em torno de vinte vezes e ainda continua muito interessante cada vez que ele vê mesa (além disso existem expansões que adicionam novas construções, o que talvez possa ajudar nessa questão).

O que se destaca nele é a impressão que você sempre tem (ou quase sempre) boas ações disponíveis para executar.

img-20191105-wa0018-1993520527.jpg

Mesmo que seu oponente faça agora aquela ação que você estava planejando fazer, as demais disponíveis ainda assim lhe serão úteis de alguma maneira para sua fazenda avançar.

Se você procura um jogo estratégico e sem muita demora ou complicação, e gosta do tema de cuidar de uma fazenda (pelo menos dos animais ali) esse jogo é para você!

Uma pergunta que pode surgir para alguns leitores é: Mas afinal, esse jogo é melhor, pior, ou quão diferente ele é do Agricola? E minha resposta é: São jogos completamente diferentes, ou seja, o All Creatures tem o mesmo feeling mas sem a parte de alimentação, cartas e com menos opções, mas não é possível fazer uma comparação direta.

img-20191105-wa0017-2019025243.jpg

Temos os dois e gostamos de ambos pois são proposta similares mas com boas diferenças.

Novamente, se você procura algo estratégico, leve e muito divertido especialmente para dois jogadores, esse jogo pode ser uma boa opção para você!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

13 comentários

  1. Ele só é mais curto que o Agricola. Também é punitivo, não tem preocupação com a comida, mas tem uma série de coisas que te faz perder pontos e mais pontos.

    Como eu gosto de jogos punitivos, joguei e nem comprei.

    Curtir

Deixe um comentário